A ANÁLISE AMBIENTAL LEGAL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA COM O RECURSO FOTOGRÁFICO: O CASO DO RIO BACACHERI EM CURITIBA - PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515605Palavras-chave:
Legislação, Meio Ambiente, FotográficoResumo
O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e conseqüente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Carlos Eduardo Sauer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.