O ESPAÇO INTRA-URBANO DE UMA CIDADE MÉDIA E SUAS CENTRALIDADES: UMA ANÁLISE DE MONTES CLAROS NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Iara Soares de França
  • Beatriz Ribeiro Soares

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82415571

Palavras-chave:

cidades médias, expansão urbana, centralidades e subcentros

Resumo

O presente trabalho analisa o processo de expansão urbana de Montes Claros, cidade média localizada no Norte de Minas Gerais, por meio da formação de novas centralidades e da redefinição de funções do núcleo central. Até meados da década de 1970, Montes Claros concentrava no núcleo central parte expressiva de suas atividades, especialmente comércio e prestação de serviços. Desde então, essa cidade apresenta uma configuração urbana caracterizada, entre outros processos, pelo surgimento de novas centralidades não restritas ao núcleo principal. Partindo dessa premissa, esse trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica recente do núcleo central de Montes Claros, contextualizando-a enquanto cidade média norte-mineira e enfocando suas transformações territoriais, demográficas e econômicas. Diante disso, examinar-se-á o surgimento de novas centralidades, a partir do estudo dos subcentros Major Prates e Esplanada. Para tal, a metodologia utilizada consiste em análise e revisão teórica sobre as temáticas cidades médias, expansão territorial urbana, descentralização econômica e subcentros; a observação empírica na área de estudo e confecção de mapas de uso e ocupação do solo, bem como registro iconográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Soares de França

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros

Beatriz Ribeiro Soares

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

14-12-2007

Como Citar

DE FRANÇA, I. S.; SOARES, B. R. O ESPAÇO INTRA-URBANO DE UMA CIDADE MÉDIA E SUAS CENTRALIDADES: UMA ANÁLISE DE MONTES CLAROS NO NORTE DE MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 24, p. 75–94, 2007. DOI: 10.14393/RCG82415571. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15571. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos