EFEITOS DO EL NIÑO DE 1997/1998 NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA BACIA DO RIO SUCURU - CARIRI PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82415553Palavras-chave:
El Niño, produção agropecuária, semi–árido paraibanoResumo
O mega evento El Niño ocorrido em 1997/98, considerado o mais forte do século passado, desencadeou adversidades climáticas (secas, enchentes, temperaturas altas) em diversas regiões continentais ao redor do globo. As principais consequências de eventos como este no semi-árido estão relacionadas às secas, originando principalmente, baixa produtividade na agricultura, pecuária e reduções drásticas no abastecimento d'água aos centros urbanos e comunidades rurais. Durante muitos anos a agricultura nordestina vem passando por uma profunda crise, fundamentalmente devido à periodicidade das secas que desestimulam o plantio em sistema de sequeiro. Diante deste quadro essa pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do evento El Niño na produção agropecuária em parte do cariri paraibano nos anos de 1997/1998 baseado em dados climatológicos, dados censitários e pesquisa de campo, onde ficou constatada uma queda considerável nos níveis de produção nos rebanhos mais relevantes, bem como nas culturas mais exploradas (milho e feijão) tanto do ponto de vista econômico como de segurança alimentar das famílias e rebanhos, para o período avaliado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Maria Leide Silva de Alencar, Marx Prestes Barbosa, Ridelson Farias de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.