ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA DO RIO CUBATÃOZINHO, ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82215521Palavras-chave:
fragilidade potencial, fragilidade emergente, rio CubatãozinhoResumo
Realizou-se análise empírica da fragilidade ambiental na bacia do rio Cubatãozinho, situada no município de Guaratuba, estado do Paraná, realizando o mapeamento e obtendo as cartas de fragilidade ambiental Potencial e Emergente. O trabalho fundamenta-se no método das unidades ecodinâmicas proposto por TRICART (1977) e na análise empírica da fragilidade ambiental apresentado por ROSS (1990 e 1994). Para obtenção do mapeamento da Fragilidade Potencial foi realizada a correlação entre as informações de declividade das vertentes, erosividade das chuvas e dos solos, parâmetros estes que representam de modo sintético a configuração físico-natural da paisagem, enquanto que para o mapeamento da Fragilidade Emergente foram superpostas as informações resultantes na carta de Fragilidade Potencial com as informações de uso e cobertura do solo. Tais informações foram hierarquizadas em cinco classes fragilidade: muito baixa, baixa, intemediária, alta e muito alta, sendo atribuído valores (pesos) que respectivamente vão de 1 Ã 5. A correlação entre as informações espaciais foi realizada com o uso de processamento computacional, aplicando combinações numéricas e operadores de soma ponderada em matrizes, com uso das técnicas de Sistemas de Informações Geográficas - SIG.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Claudinei Taborda da Silveira, Chisato Oka-Fiori
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.