ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA DO RIO CUBATÃOZINHO, ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Claudinei Taborda da Silveira Doutorando em Geografia - UFPR
  • Chisato Oka-Fiori

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82215521

Palavras-chave:

fragilidade potencial, fragilidade emergente, rio Cubatãozinho

Resumo

Realizou-se análise empírica da fragilidade ambiental na bacia do rio Cubatãozinho, situada no município de Guaratuba, estado do Paraná, realizando o mapeamento e obtendo as cartas de fragilidade ambiental Potencial e Emergente. O trabalho fundamenta-se no método das unidades ecodinâmicas proposto por TRICART (1977) e na análise empírica da fragilidade ambiental apresentado por ROSS (1990 e 1994). Para obtenção do mapeamento da Fragilidade Potencial foi realizada a correlação entre as informações de declividade das vertentes, erosividade das chuvas e dos solos, parâmetros estes que representam de modo sintético a configuração físico-natural da paisagem, enquanto que para o mapeamento da Fragilidade Emergente foram superpostas as informações resultantes na carta de Fragilidade Potencial com as informações de uso e cobertura do solo. Tais informações foram hierarquizadas em cinco classes fragilidade: muito baixa, baixa, intemediária, alta e muito alta, sendo atribuído valores (pesos) que respectivamente vão de 1 à 5. A correlação entre as informações espaciais foi realizada com o uso de processamento computacional, aplicando combinações numéricas e operadores de soma ponderada em matrizes, com uso das técnicas de Sistemas de Informações Geográficas - SIG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei Taborda da Silveira, Doutorando em Geografia - UFPR

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

22-09-2007

Como Citar

SILVEIRA, C. T. da; OKA-FIORI, C. ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA DO RIO CUBATÃOZINHO, ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 8, n. 22, p. 1–17, 2007. DOI: 10.14393/RCG82215521. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15521. Acesso em: 27 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos