ANÁLISE DO CONTROLE AMBIENTAL REALIZADO NO IGARAPÉ MIRANDINHA, BOA VISTA - RR, 1999
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82015520Palavras-chave:
Saneamento Ambiental, Malária, DrenagemResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o impacto das Ações de Saneamento Ambiental do Igarapé Mirandinha no ano de 1999 sobre a transmissão da malária. A metodologia utilizada contou com três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo no igarapé Mirandinha, visita aos órgãos públicos e empresa privada para consulta de documentos. Utilizaram-se vários instrumentos de coleta como formulários, GPS e máquina fotográfica digital. As informações coletadas geraram gráficos, quadro e tabela. Nas discussões e nos resultados comprovou-se a inexistência de Portaria que regulamentasse a utilização dos recursos para a realização da drenagem. A autoctonia dos casos de malária foi superestimada levando em consideração possível erro na notificação dos mesmos. A descentralização das ações de combate a endemias para estados e municípios melhorou a qualidade dos serviços. A falta de manutenção e limpeza da drenagem no Mirandinha foi devido a descaso da Prefeitura Municipal e população beneficiada. Diante do exposto conclui-se que a obra de drenagem para o Controle da malária no igarapé Mirandinha não foi suficiente para reduzir os casos de malária do bairro. Sugere-se incentivos para práticas de educação ambiental e saúde nas escolas, como também um melhor acompanhamento das ações de saneamento pelos órgãos competentes e população de forma geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Antônio Carlos dos Santos, Agostinho Paula Brito Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.