A QUESTÃO DA TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA E AMBIENTAL

Autores

  • Maria das Dores Parreira Gomes UEPB - PB
  • Maria Sallydelândia Sobral de Farias UEPB - PB
  • Vanda Maria de Lira UEPB - PB
  • Euler Soares Franco UEPB - PB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82015518

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Agroecologia

Resumo

Hoje, está constatado cientificamente que o manejo da cultura de cultura determina a qualidade do solo. As técnicas agrícolas tradicionais apresentam conseqüências que demonstram sua insustentabilidade. As limitações de produção, redução dos índices de produção e da qualidade dos produtos agrícolas, são resultados da exploração intensiva dos recursos naturais.As interferências, no entanto, não se limita apenas ao campo ecológico.O presente trabalho pretende identificar atividades que promovam a integração entre os Sistemas e da Educação Ambiental na Educação Formal. Os sistemas agroflorestais surgem como instrumentos alternativos na recuperação de áreas degradadas, com um sistema de produção dinâmico que combina culturas agrícolas com outras plantas, juntando espécies nativas com culturas introduzidas que melhoram o solo e aumentam a vida na terra, melhorando a qualidade de vida e recuperando áreas degradadas por sistemas tradicionais. Para utilizar então o sistema agroflorestal como ferramenta na formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação ao meio ambiente é que se procurou inserir nos conteúdos programáticos de diferentes áreas de conhecimentos, o estudo da agrofloresta como forma de educação ambiental além da construção de planos de aula para facilitar o trabalho em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Maria de Lira, UEPB - PB

Engenheira Agrícola Doutoranda em Engenharia Agrícola - UFCG

Euler Soares Franco, UEPB - PB

Engenheiro Agrícola Doutorando em Recursos Naturais - UFCG

Downloads

Publicado

08-02-2007

Como Citar

GOMES, M. das D. P.; FARIAS, M. S. S. de; LIRA, V. M. . de; FRANCO, E. S. A QUESTÃO DA TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA E AMBIENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 20, p. 46–52, 2007. DOI: 10.14393/RCG82015518. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15518. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos