A QUESTÃO DA TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82015518Palavras-chave:
Educação, Meio ambiente, AgroecologiaResumo
Hoje, está constatado cientificamente que o manejo da cultura de cultura determina a qualidade do solo. As técnicas agrícolas tradicionais apresentam conseqüências que demonstram sua insustentabilidade. As limitações de produção, redução dos índices de produção e da qualidade dos produtos agrícolas, são resultados da exploração intensiva dos recursos naturais.As interferências, no entanto, não se limita apenas ao campo ecológico.O presente trabalho pretende identificar atividades que promovam a integração entre os Sistemas e da Educação Ambiental na Educação Formal. Os sistemas agroflorestais surgem como instrumentos alternativos na recuperação de áreas degradadas, com um sistema de produção dinâmico que combina culturas agrícolas com outras plantas, juntando espécies nativas com culturas introduzidas que melhoram o solo e aumentam a vida na terra, melhorando a qualidade de vida e recuperando áreas degradadas por sistemas tradicionais. Para utilizar então o sistema agroflorestal como ferramenta na formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação ao meio ambiente é que se procurou inserir nos conteúdos programáticos de diferentes áreas de conhecimentos, o estudo da agrofloresta como forma de educação ambiental além da construção de planos de aula para facilitar o trabalho em sala.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Maria das Dores Parreira Gomes, Maria Sallydelândia Sobral de Farias, Vanda Maria de Lira, Euler Soares Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.