A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA FENOMENOLOGICA NO ENTENDIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NOS PROCESSOS SÓCIO-ESPACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82015435Palavras-chave:
sociologia-fenomenológica, Intersubjetividade, processos sócio-espaciaisResumo
Este artigo traz uma discussão teórica acerca do conceito de intersubjetividade na sociologia-fenomenológica de Alfred Schutz, de modo a ampliar seu uso nas leituras de processos sócio-espaciais que pretendem considerar a dimensão experencial do espaço geográfico. Para isso, alguns processos constituintes deste fazer intersubjetivo como o das tipificações, nomeações, codificações e das relevâncias, trabalhados por este teórico, são apresentados e relacionados enquanto elementos teóricos de suporte à leituras do espaço na dimensão micro e sócio-espacial. Palavras-chave: Sociologia-fenomenológica; Intersubjetividade; Processos sócio-espaciais;Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Matusalém de Brito Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.