ECOTURISMO DE OBSERVAÇÃO - O CASO DA MATA DE SIRIJI (PE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71815427Palavras-chave:
Educação, Ecoturismo , AgroecologiaResumo
O ecoturismo tem sido alvo de estudo de especialistas que já consideram a prática como fonte de entrada de divisas. A tarefa é discutir formas de maximizar os benefícios que a atividade pode proporcionar tanto para o meio ambiente natural como a para a comunidade nativa. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial da Mata do Siriji para o desenvolvimento das atividades de ecoturismo. Para satisfazer o objetivo proposto, foi necessário registrar e caracterizar os atrativos naturais, levantar e analisar os impactos ambientais na região de estudo. No levantamento e análise dos dados foram utilizados além de entrevistas e atividades in loco, a observação e registro através de fotografias para a comprovação da potencialidade da área para a implantação do ecoturismo de observação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois foi possível concluir que: (1) o desenvolvimento da prática de turismo na mata do Siriji deve utilizar os princípios de sustentabilidade, garantindo assim o bem estar das pessoas envolvidas; (2) a área de estudo possui grande potencial para a atividade da observação da paisagem para a quebra da sazonalidade; (3) as diretrizes que devem ser implementadas sem grandes investimentos são: definição do roteiro de sistemas de trilhas. Implantação de um centro de visitantes com monitores da comunidade local e juntamente com a atividade de observação da paisagem, incentivar outras atividades como atividades culturais e principalmente educativas no centro de atividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 José Leonardo Dias do Livramento, Maria Sallydelândia Sobral de Farias, Vanda Maria de Lira, Euler Soares Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.