ANÁLISE SOBRE O ORDENAMENTO TERRITORIAL NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71815414Palavras-chave:
Regionalização, Rio Grande do Sul, Ordenamento TerritorialResumo
A temática central deste artigo são as formas de ordenamento espacial no Rio Grande do Sul, procurando explicar os mecanismos que estruturaram o espaço político e econômico do estado e apontar as diferentes regionalizações havidas no estado, a partir dos anos de 1960, dentro da agenda de desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul. Este trabalho abordará a ocupação do Rio Grande do Sul, apontando as diferenças sócio-culturais que foram se estabelecendo no estado e, ainda, uma revisão bibliográfica sobre os debates acadêmicos e políticos em torno da regionalização. Esse tema é essencial para a compreensão das políticas de desenvolvimento regional que buscam o aperfeiçoamento da gestão pública e a horizontalização das relações entre sociedade e estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Andrius Estevam Noronha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.