EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO - INFLUÊNCIAS NO ENSINO PÚBLICO E NO SOCIAL

Autores

  • Edna Alves Pereira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG71815411

Palavras-chave:

educação, sociedade, neoliberalismo, Uberlândia

Resumo

Este artigo constitui os resultados finais de pesquisa realizada no curso de graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. O estudo analisou a qualidade da educação pública em escolas de Uberlândia, abordando as influências neoliberais sobre o ensino e sobre a sociedade. Partiu do entendimento de que a economia neoliberal, frequentemente, passa a fazer das pessoas, consumidoras, e a própria educação se torna mercadoria dentro desta lógica, visto que o Estado, além de possuir seus próprios interesses, satisfaz os interesses do mercado internacional, deixando em segundo plano seus compromissos com a área social, em específico no tocante a educação pública.

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Publicado

20-06-2006

Como Citar

PEREIRA, E. A. EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO - INFLUÊNCIAS NO ENSINO PÚBLICO E NO SOCIAL . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 18, p. 1–7, 2006. DOI: 10.14393/RCG71815411. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15411. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos