EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO - INFLUÊNCIAS NO ENSINO PÚBLICO E NO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71815411Palavras-chave:
educação, sociedade, neoliberalismo, UberlândiaResumo
Este artigo constitui os resultados finais de pesquisa realizada no curso de graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. O estudo analisou a qualidade da educação pública em escolas de Uberlândia, abordando as influências neoliberais sobre o ensino e sobre a sociedade. Partiu do entendimento de que a economia neoliberal, frequentemente, passa a fazer das pessoas, consumidoras, e a própria educação se torna mercadoria dentro desta lógica, visto que o Estado, além de possuir seus próprios interesses, satisfaz os interesses do mercado internacional, deixando em segundo plano seus compromissos com a área social, em específico no tocante a educação pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Edna Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.