AVALIAÇÃO AMBIENTAL POR GEOPROCESSAMENTO PARA DELIMITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS DE SUSCEPTIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA REGIÃO DE ITATIAIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • José Miguel Peters Garcia UFRuralRJ/LAMAGE - EESC/USP/Doutorado em Geotecnia
  • Jorge Xavier da Silva UFRuralRJ/LGA - UFRJ, Laboratório de Geoprocessamento Aplicado
  • Maria Hilde de Barros Góes UFRuralRJ/LGA - UFRJ, Laboratório de Geoprocessamento Aplicado
  • José Eduardo Dias UFRuralRJ/Doutorado em Fitotecnia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG71715398

Palavras-chave:

Movimentos de Massa, Geoprocessamento, Risco Geológico

Resumo

O presente trabalho apresenta uma Avaliação Ambiental voltada para a classificação de áreas de susceptibilidade de movimentos de massa na região de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro. Para a realização desta avaliação foi montada uma base de dados geocodificada da área estudada, representada por cartogramas digitais relativos aos parâmetros físicos litologia, unidades geomorfológicas, declividades, altitudes, uso e ocupação, drenagens, dados básicos e proximidades. A classificação das áreas de susceptibilidade foi consolidada pelo procedimento de Avaliação Ambiental, com execução de Assinaturas Ambientais para a caracterização das áreas classificadas, finalizando com a elaboração do Mapa Digital Classificatório de Riscos de Movimentos de Massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-02-2006

Como Citar

GARCIA, J. M. P.; SILVA, J. X. da; GÓES, M. H. de B.; DIAS, J. E. AVALIAÇÃO AMBIENTAL POR GEOPROCESSAMENTO PARA DELIMITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS DE SUSCEPTIBILIDADE A MOVIMENTOS DE MASSA NA REGIÃO DE ITATIAIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO . Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 7, n. 17, 2006. DOI: 10.14393/RCG71715398. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15398. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos