MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG, UTILIZANDO IMAGENS CCD/CBERS 2
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61515394Palavras-chave:
Sensoriamento remoto, Uso da terra, Cobertura vegetalResumo
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um mapa de uso da terra e cobertura vegetal do município de Uberlândia utilizando as técnicas do processamento digital de imagens de satélite, disponíveis no software SPRING 4.1. O município de Uberlândia ocupa uma área de 4.115,09 Km2, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no estado de Minas Gerais. Foram utilizadas duas imagens digitais CCD/CBERS-2, obtidas em 08 de setembro de 2004, e cartas topográficas do IBGE na escala 1:100.000. O mapa foi elaborado no software SPRING 4.1, utilizandose o método de classificação supervisionada de imagens segmentadas. Os resultados mostraram que no município de Uberlândia predominam as pastagens, ocupando 40,56% da área do município (1169,22 Km²) e a agricultura anual com 27,48% da área do município (130,98 Km²).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Jorge Luís Silva Brito, Tatiana Diniz Prudente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.