CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE NANUQUE (MG)

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Prof. da UNISULBAH

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG61515390

Palavras-chave:

Nanuque, Vale do Rio Mucuri, Leste Mineiro

Resumo

A pesquisa se propõe realizar um levantamento dos aspectos geográficos do município de Nanuque - MG analisando os elementos físicos, conjugados com as atividades humanas realizadas ao longo dos tempos e que interferem no ciclo natural da evolução terrestre. Alguns equívocos que perduraram por muitos anos na geografia do município, como a sua posição geográfica dentro do Estado, mudanças do clima devido a diminuição da vegetação nativa foram reparados. Com relação ao meio físico de Nanuque as referências bibliográficas específicas combinadas com o trabalho efetuado no campo apontam para uma região que se encontra em equilíbrio. A atuação antrópica só foi expressiva quando da retirada de grande parte da cobertura vegetal e pela urbanização. Entretanto, a questão de equilíbrio e desequilíbrio, ainda, provoca muitas discussões entre os pesquisadores que perseguem um método que expresse e quantifique com exatidão o grau de um, possível, desequilíbrio ambiental provocado pelo homem. Tentamos neste trabalho não sermos apenas repetidores de pensamentos, mas sim parceiros dos pesquisadores que nos deram, através de suas obras, para a realização desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-06-2006

Como Citar

CERQUEIRA NETO, S. P. G. de. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE NANUQUE (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 15, p. 82–92, 2006. DOI: 10.14393/RCG61515390. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15390. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos