O ensino da língua portuguesa no período pandêmico
os desafios da docência no contexto remoto
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-65656Resumen
O surgimento da COVID19 trouxe reflexo de mudanças no ensino escolar, de tal modo que as aulas presenciais passaram a ocorrer por meio do ensino remoto, pois o distanciamento social passou a ser considerado como a principal estratégia para diminuir a proliferação desordenada do vírus. Nesse contexto de análise das mudanças, os professores necessitaram adotar métodos pedagógicos de caráter tecnológicos, porém, muitos não possuíam domínio das ferramentas digitais de educação, o que gerou insegurança e dificuldades. Além de enfrentarem obstáculos nas aulas de língua portuguesa, pois a complexidade dos conteúdos aliado a falta de habilidade com o letramento digital fez-se necessário rever os parâmetros educacionais. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar quais foram os desafios da docência no ensino da língua portuguesa no contexto remoto. Dessa forma, para coletar dados relevantes sobre o assunto, realizou-se um estudo bibliográfico através de obras publicadas que abordassem o objeto em estudo. Por meio da pesquisa realizada, pode-se constatar que os desafios surgiram e não houve soluções significativas, pois,as dificuldades foram geradas pela falta de aptidão dos professores, deficiência de recursos tecnológicos entre outros atributos.
Descargas
Citas
ALENCAR, A. F de. O pensamento de Paulo Freire sobre a tecnologia: traçando novas perspectivas. V Colóquio Internacional Paulo Freire: Recife. 2005.
ARAÚJO, A S. A alfabetização digital no contexto da formação inicial professores. 2020. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10177/28/27.pdf. Acesso em: 26.jan.2022.
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano. F. Félix. Aula presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v.25, n. 51, p. 255-280, jul. / out. Rio de Janeiro. 2020.
BARROS, Fernanda Costa. VIEIRA, Darlene Ana. Os desafios da educação no período de pandemia.Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.
BNCC, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25.mar. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Nota técnica ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19. Ministério da Educação, Brasil. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 30 abr. 2021.
CAETANO, Viviane Gislaine. O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva. In: V CONBALF-Políticas, Práticas e Resistências. 2021.
CDC. Centers for Disease Control and Prevention. Symptomsof COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html. Acesso em: 04 Set. 2021.
DE MELO, J. T. G., BEZERRA, M. C., LEITÃO, M. M., & DA SILVA, P. M. S. Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa: desafios e soluções em tempo de pandemia. Revista de Humanidades Digitais. 2020.
DE OLIVEIRA, Marcia Lisbôa Costa. Letramentos em Terra Brasilis: exclusões digitais e design crítico no ensino de língua portuguesa para além da pandemia. Pensares em Revista, n. 20, 2021.
DE SOUZA, Wellington Gomes; DE JESUS BEZERRA, Jaqueline. A pandemia e a urgência das tecnologias: reflexões sobre os desafios para o ensino de língua portuguesa em tempos de isolamento social. Signo, v. 46, n. 85, p. 2-14, 2021.
DIAS, E; PINTO, F C F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 28, n. 108, p. 545-554, Sept.2020.
DOS SANTOS SILVA, Douglas; ANDRADE, Leane Amaral Paz; DOS SANTOS, Silvana Maria Pantoja. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society andDevelopment, v. 9, n. 9, p. e424997177-e424997177, 2020.
G1. Primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em SP e completa seis meses nesta quarta. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-covid-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quarta.ghtml. Acesso em: 04 Set. 2021.
GAROFALO, D. O que esperar da educação pós pandemia? 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-daeducacao-pos-pandemia.htm>. Acesso em: 01.fev.2022.
KLEIMAN, Angela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis) curso, v. 8, p. 487-517, 2008.
LEITE, Kadygyda Lamara de França. FARIAS, Mariana Soares de. O ensino remoto e a disciplina de língua portuguesa: como dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem. VII Congresso Nacional de Educação. 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6030_01102020120856.pdf. Acesso em: 01.fev.2022.
LIMA, Hommel Almeida de Barros. MOTA NETO, Ivaldo Barbosa da. Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.4. Abr. 2021.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. 2020.G1. Disponível em:https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml. Acesso em:11.abr.2022.
PALÚ, J; SCHÜTZ, J A; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia – Cruz Alta: Ilustração, 2020.
SCHUCHMANN, A. Z., SCHNORRENBERGER, B. L., CHIQUETTI, M. E., GAIKI, R. S., RAIMANN, B. W., & MAEYAMA, M. A. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. BrazilianJournalof Health Review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
SILVA, Ana Aparecida do Nascimento; SILVA, Maria Lucia Pontes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafios da modalidade em tempos de pandemia no ensino da língua portuguesa. 2021.
SILVA, Arlete Ramos dos. VIEIRA, Wesley Amaral. SOUZA, Marizéte Silva. Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da educação básica baiana. Plurais Revista Multidisciplinar, v.6, n.2, p. 218-239, mai.ago. 2021.
TORRES, Maria Nayara Oliveira; DE ARAÚJO FLOR, Cecília; DE OLIVEIRA, Maria Evelta Santos. Os desafios do ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia: relatos de professores de Codó. VII Conedu. 2020.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.