O ensino da língua portuguesa no período pandêmico

os desafios da docência no contexto remoto

Autores

  • Geiciara Lima da Silva UFMA
  • Jackeline Tigre UFMA

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v19n1-2022-65656

Resumo

O surgimento da COVID19 trouxe reflexo de mudanças no ensino escolar, de tal modo que as aulas presenciais passaram a ocorrer por meio do ensino remoto, pois o distanciamento social passou a ser considerado como a principal estratégia para diminuir a proliferação desordenada do vírus. Nesse contexto de análise das mudanças, os professores necessitaram adotar métodos pedagógicos de caráter tecnológicos, porém, muitos não possuíam domínio das ferramentas digitais de educação, o que gerou insegurança e dificuldades. Além de enfrentarem obstáculos nas aulas de língua portuguesa, pois a complexidade dos conteúdos aliado a falta de habilidade com o letramento digital fez-se necessário rever os parâmetros educacionais. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar quais foram os desafios da docência no ensino da língua portuguesa no contexto remoto. Dessa forma, para coletar dados relevantes sobre o assunto, realizou-se um estudo bibliográfico através de obras publicadas que abordassem o objeto em estudo. Por meio da pesquisa realizada, pode-se constatar que os desafios surgiram e não houve soluções significativas, pois,as dificuldades foram geradas pela falta de aptidão dos professores, deficiência de recursos tecnológicos entre outros atributos.

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Biografia do Autor

Jackeline Tigre, UFMA

Formada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pós-graduada em Gestão Educacional, Mestre em Teoria de la literatura y Literatura Comparada pela Universitat de Barcelona. Doutoranda da Universidad de Barcelona - Estudios Linguisticos, literarios y Culturales. 

Professora formadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do curso de Letras EAD e professora do Curso de Pedagogia da FFI

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Publicado

15.11.2022

Edição

Seção

Estudos