O texto dramático em sala de aula sob o viés do método performático

uma proposta de leitura literária a partir da obra Maria roupa de palha, de Lourdes Ramalho

Autores/as

  • Rian Lucas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-63338

Palabras clave:

Ensino de literatura, Texto dramático, Proposta de leitura, Método Performático

Resumen

Trabalhar, em sala de aula, com adaptações de obras clássicas parece ser um caminho benéfico para a formação inicial de sujeitos que ainda não possuem o hábito de leitura. Em virtude disso, o presente artigo objetiva apresentar uma proposta de leitura, por intermédio do texto dramático infantil Maria Roupa de Palha (2008) – uma adaptação do conto de fadas clássico Cinderela – dos Irmãos Grimm, da escritora paraibana Lourdes Ramalho, com base na abordagem do Método Performático enquanto instrumento para se ler o texto dramatúrgico. A problemática encontrada para a realização deste estudo deu-se devido à necessidade de se levar à sala de aula gêneros não tão comuns e conhecidos por parte de alunos e professores, como o dramático, que há, ainda, um ideal de que se trata de um texto somente com função para encenar e não para lê-lo. Para a realização deste trabalho, utilizou-se de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com base em alguns autores como Arroyo (1990), Formiga (2009), Kefalás (2012), Oliveira (2010), Lúcio (2005) e alguns outros. Espera-se, como resultados, que a proposta de leitura aqui apresentada contribua para as discussões referentes à leitura de textos dramáticos em sala de aula, de modo a formar leitores críticos e reflexivos de obras integrais, sem que se precise recorrer a resumos nem a paráfrases de textos da obra.

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Biografía del autor/a

Rian Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Atualmente, é discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas ao estudo de gênero, identidades, diversidades e de sexualidade, bem como questões que envolvem o feminismo, o homoerotismo, entre outras. Na Linguística, debruça-se sobre a Análise de Discurso Crítica, pesquisando a forma como a mídia representa as crianças. Fez parte do PIBIC-EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: Leitura subjetiva na formação docente: constituição de laços afetivos com o texto literário, pelo IFPB. Atualmente, é bolsista do PIDITEC-EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: o ensino de Literatura pelas redes do universo digital: alternativas (e soluções?) para os processos educativos na atualidade, pelo IFPB. É membro, também, do grupo de pesquisa do CNPq (LiDiMe) - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação, pela Universidade Federal do Maranhão. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas (Ecos da palavra e LiteraLivre).

Citas

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Publicado

2021-12-28