A Marca da Água
Presença, Representação e Simbologia
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-62611Palabras clave:
A marca da água, simbologia, água, Armazém Companhia de Teatro, signos teatraisResumen
O presente ensaio visa fazer uma breve discussão e análise sobre a presença da água, como materialidade e como sugestão, no espetáculo A Marca da Água, direção de Paulo de Moraes e dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes. Além disso, têm-se em vista relacionar as simbologias referentes à água já presentes e estabelecidas historicamente por mitos e pela literatura e as suas representações utilizadas para compor a peça. Para a constituição deste trabalho, foi realizado um estudo de caráter bibliográfico que se baseia majoritariamente na perspectiva de Bachelard (1997), Chevalier e Gheerbrant (2020) e Sarrazac (2012). Dessa forma, busca-se entender as ligações da simbologia da água com os acontecimentos físicos, psicológicos e neurológicos da peça, mais especificamente de Laura, personagem protagonista e que se relaciona intimamente com as representações apresentadas, sendo modificada por elas, em sua relação com as outras personagens mas, principalmente, em sua relação consigo mesma.
Descargas
Citas
AEPPLI, Ernest. Les Rêves et Leur Interprétation. Paris, 1951.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
SARRAZAC, J.P. Léxico do drama moderno contemporâneo.São Paulo: Cosac Naif, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.