O espaço físico como mediador no desenvolvimento e aprendizagem da criança

Authors

  • Samira Duarte Dias Instituto Federal do Paraná
  • Felipe Borges IFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v20n1-2023-69299

Keywords:

Educação Infantil, Aprendizagem, Desenvolvimento, Espaço Físico

Abstract

A presente pesquisa propõe uma discussão sobre a importância do espaço físico no contexto da Educação Infantil, a fim de compreender como este espaço físico contribui, efetivamente, para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças pequenas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caráter de revisão bibliográfica, fundamentado nos seguintes autores: Lev Semenovich Vygotsky, Maria da Graças Souza Horn, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira e outros. Consideramos que este é um tema de relevante importância na educação, pois os espaços físicos de uma instituição de Educação Infantil devem ser vistos como agentes motivadores no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Por meio desta pesquisa, é possível concluir que o espaço físico é um aliado na Educação Infantil, e que deve ser parte integrante do planejamento das instituições de educação, pois promove aprendizagens, desenvolvimentos, melhores interações e aprimoramento na qualidade de vida tanto das crianças quanto da equipe da instituição.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samira Duarte Dias, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Pitanga. Professora do Ensino Fundamental.

Felipe Borges, IFPR

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

References

BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000.

BUOSI, R. B. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem histórico-cultural. In: CAMARGO, S. J; ROSIN, M. S.(Org.) Psicologia da Aprendizagem. 2ª. ed. Maringá: Eduem, 2009. p.13-29.

DELGADO, R. R. E. O Desenvolvimento Cognitivo. In: CAMARGO, S. J; ROSIN, M. S.(Org.) Psicologia e Educação: Compartilhando Saberes. 2ª. Maringá: Eduem, 2009. p. 79-92.

FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na Educação Infantil.In: ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1988. p. 229-280.

HORN, M. G. S. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

LIRA, M. A; SAITO, I. T. H. Elementos norteadores da prática pedagógica na educação infantil: em busca de ações sistematizadas e emancipatórias. In: CHAVES, M. Intervenções Pedagógicas e Educação Infantil. Maringá: EDUEM, 2012. p.107-117.

MELLO, S. A. Uma teoria para orientar o pensar e o agir docente. O enfoque histórico-cultural na prática de educação infantil. In: CHAVES, Marta (org). Intervenções pedagógicas e educação infantil. Maringá. Eduem, 2012. p.19-34

MELLO, S. A. Contribuições da Teoria-Histórico-Cultural para a Educação da Pequena Infância. Revista Caderno de Educação. n º 5 0 • 2 0 1 5 • I S S N : 2 1 7 8 - 0 7 9 X. p. 1-12. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5825. Acesso em: 28 out. 2022

OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

SOUZA, B. F. et al. Reflexões sobre a educação a partir do filme “ O garoto selvagem”. Revista de Ciência e Inovação IF Farroupilha. v. 1, n. 1, p. 81-96, 23 maio 2016.. Disponível em: https://doi.org/10.26669/2448-409161. Acesso em: 11 nov. 2022.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Published

2024-11-27