Cidade, escola e letramentos de reexistência

um percurso discursivo

Autores

  • Ana Luiza Silva Lima Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0009-0002-7149-6851
  • Welton Diego Carmim Lavareda Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-71340

Palavras-chave:

Letramentos de reexistência, Enunciados Transversais, Ensino-Aprendizagem, Estudos do Discurso

Resumo

Trata-se de uma proposta que analisa a potencialidade didática de letramentos de reexistência, na cena periférica da cidade de Belém do Pará, a partir de enunciados transversais. O processo de teorização dos conceitos ocorrerá por meio de um diálogo entre Souza (2011), Canevacci (2004) e Fiorin (2016) na busca de desmembrar gestos interpretativos que tornem mais amplo o olhar sobre os espaços habitados periféricos de uma dada espacialização urbana em consonância com a sala de aula do 1° ano do Ensino Médio. Para sistematizar a pesquisa, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a produção dos dados as brechas discursivas deixadas na espacialização “marginal” da cidade. Almeja-se, com este artigo, também repensar estratégias didáticas que aproximem mais o estudante do ambiente escolar e, ao mesmo tempo, fortalecer uma prática de pesquisa ativa à formação da nossa própria subjetividade enquanto pesquisadores mergulhados em espaços notadamente mais plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Silva Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisadora do Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará (LEDAP - CNPq/UFPA) e Professora da Secretaria da Educação de Tocantins (Seduc - TO).

Welton Diego Carmim Lavareda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Letras (Área de concentração: Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto I do Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA) e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS - Unidade UFPA), atuando na área de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores. Coordenador do Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará (LEDAP - CNPq/UFPA).

Referências

BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BAKTHIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora da Unesp/Hucitec, 2014.

BARROS, Eliana; STRIQUER, Marilúcia; GONÇALVES, Adair. A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 325-348.

BOURREAU, Alain. Propositions pour une histoire restreinte des mentalités. Annales: économies, sociétés, civilizacions, v. 44, n. 6, nov-dez. 1989, p. 1491-1504. DOI: https://doi.org/10.3406/ahess.1989.283666

BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANEVACCI, Massimo. Sincrétika: explorações etnográficas sobre artes contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013.

CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. Tradução Cecília Prada. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.

DORNELES, Elizabeth. Linguagem em uso: a vida na ponta da língua. In: CAZARIN, E.; RASIA, G. (org.). Ensino e aprendizagem de línguas – língua portuguesa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 17-26

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento Bakhtin. São Paulo: contexto, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KÖCHE, Vanilda; MARINELLO, Adiane. Gêneros textuais: práticas de leitura, escrita e análise linguística. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In: BRAIT, B. (org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 151-166.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. In: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-38, jan.-jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.15210/rfdp.v5i1.15002

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

LIMA, A. L. S.; CARMIM LAVAREDA, W. D. Cidade, escola e letramentos de reexistência: um percurso discursivo. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 11–32, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n1-2024-71340. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/71340. Acesso em: 1 set. 2024.