Cidade, escola e letramentos de reexistência
um percurso discursivo
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-71340Palavras-chave:
Letramentos de reexistência, Enunciados Transversais, Ensino-Aprendizagem, Estudos do DiscursoResumo
Trata-se de uma proposta que analisa a potencialidade didática de letramentos de reexistência, na cena periférica da cidade de Belém do Pará, a partir de enunciados transversais. O processo de teorização dos conceitos ocorrerá por meio de um diálogo entre Souza (2011), Canevacci (2004) e Fiorin (2016) na busca de desmembrar gestos interpretativos que tornem mais amplo o olhar sobre os espaços habitados periféricos de uma dada espacialização urbana em consonância com a sala de aula do 1° ano do Ensino Médio. Para sistematizar a pesquisa, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a produção dos dados as brechas discursivas deixadas na espacialização “marginal” da cidade. Almeja-se, com este artigo, também repensar estratégias didáticas que aproximem mais o estudante do ambiente escolar e, ao mesmo tempo, fortalecer uma prática de pesquisa ativa à formação da nossa própria subjetividade enquanto pesquisadores mergulhados em espaços notadamente mais plurais.
Referências
BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BAKTHIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora da Unesp/Hucitec, 2014.
BARROS, Eliana; STRIQUER, Marilúcia; GONÇALVES, Adair. A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 325-348.
BOURREAU, Alain. Propositions pour une histoire restreinte des mentalités. Annales: économies, sociétés, civilizacions, v. 44, n. 6, nov-dez. 1989, p. 1491-1504. DOI: https://doi.org/10.3406/ahess.1989.283666
BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANEVACCI, Massimo. Sincrétika: explorações etnográficas sobre artes contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013.
CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. Tradução Cecília Prada. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 2004.
DORNELES, Elizabeth. Linguagem em uso: a vida na ponta da língua. In: CAZARIN, E.; RASIA, G. (org.). Ensino e aprendizagem de línguas – língua portuguesa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p. 17-26
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento Bakhtin. São Paulo: contexto, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KÖCHE, Vanilda; MARINELLO, Adiane. Gêneros textuais: práticas de leitura, escrita e análise linguística. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In: BRAIT, B. (org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 151-166.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. In: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-38, jan.-jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.15210/rfdp.v5i1.15002
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Luiza Silva, Welton Diego Carmim Lavareda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.