Sobre a Revista

Histórico da revista

A Análise do Discurso consolidou-se nas últimas três décadas, especialmente no Brasil, como um campo profícuo nos estudos linguísticos que sustentam a articulação de seu objeto, a língua, com a exterioridade. A relação entre língua, sujeito e história, própria dos estudos discursivos, alavancou inúmeras pesquisas e trabalhos que tratam de aspectos e problemáticas caros à sociedade, como a política (o discurso político), a mídia (o discurso midiático), a educação (o discurso pedagógico), a história (os discursos históricos e sociais) etc., articuladas entre si .

Nesse cenário, a Revista Heterotópica, criada em 2018 e com a primeira publicação prevista para o primeiro semestre de 2019, surgiu de uma iniciativa do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos – LEDIF-UFU visando a contribuir para a difusão e visibilidade dos trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em Análise do Discurso e, assim, fortalecer os estudos linguísticos discursivos.

 

Foco e escopo da revista

A Revista Heterotópica é editada em volumes anuais compostos por dois números regulares, publicados em separado a cada semestre e disponibilizados apenas pela Internet. O número do primeiro semestre é temático e o do segundo semestre apresenta temática livre. Ambos serão organizados e editados sob a responsabilidade do Diretor e do Conselho Consultivo e compostos por artigos que abordem diferentes assuntos no campo da Análise do Discurso. No caso dos números temáticos, também contará com o acompanhamento acadêmico do(s) proponente(s) do tema. A Revista, sendo veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos: a) Publicar resultados parciais ou finais de pesquisas em Análise do Discurso; b) Publicar artigos e/ou ensaios que apresentem avanços teóricos e metodológicos na área em foco; c) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais e estrangeiras.

 

Periodicidade

A Revista Heterotópica é editada em volumes anuais compostos por dois números regulares, publicados em separado a cada semestre e disponibilizados apenas pela Internet. O número do primeiro semestre é temático; o número do segundo semestre apresenta temática livre.

A cada número, os itens da revista serão publicados coletivamente, com a apresentação do sumário definitivo.

 

Avaliação pelos pares

Todos os trabalhos submetidos à revista serão avaliados - no sistema blind review -  vislumbrando a possibilidade de publicação. Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristasad hoc) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os, reprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica, ou a um parecerista ad hoc.

Depois da análise, os pareceres serão encaminhados aos autores. Aos membros da Comissão Científica é reservado o direito de emitir os seguintes tipos de parecer (de acordo com as opções disponíveis na página eletrônica): “aceitar”, “revisões requeridas”, “submeter a nova avaliação”, “rejeitar”. Em caso de “revisões requeridas”, o artigo deverá ser revisto pelo autor, devolvido à revista em um prazo máximo de 30 dias e novamente enviado aos pareceristas, para uma segunda avaliação. Para isso, a Diretoria deverá providenciar o envio dos pareceres ao autor e estabelecer um prazo de trinta dias para devolução do artigo revisto.

Haverá uma segunda rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitarem revisão. 

Para serem publicados, os trabalhos científicos deverão obter 02 (dois) pareceres favoráveis.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Permissões

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista