O Movimento Histórico das Contribuições da Teoria da Extensão de Grassmann para a Álgebra Linear

Основное содержимое статьи

Julia Santana Garcia Borges
Aline Mota de Mesquita Assis
Márcio Dias de Lima

Аннотация

Hermann Grassmann foi um alemão do século XIX que estabeleceu os marcos iniciais para o surgimento da Álgebra Linear, um campo da Matemática que oferece recursos básicos para o desenvolvimento de várias subáreas da Matemática e de outras áreas do conhecimento, como Engenharias e Física, por exemplo. Assim, este artigo visa apresentar uma biografia deste autor, destacando duas de suas obras que registram seus feitos para este campo. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa dos dados pautada nos fundamentos do movimento lógico-histórico do objeto, possibilitando uma análise histórica, cultural e social, visando responder à seguinte questão-problema: quais foram as contribuições de Grassmann para o desenvolvimento da Álgebra Linear que o levou a ser considerado o criador desse campo de estudos? Conclui-se que Grassmann lançou as primeiras ideias sobre muitos conceitos que hoje constituem a Álgebra Linear, como espaços vetoriais -dimensionais, transformação linear e outros, sendo, então, considerado por muitos, o criador da Álgebra Linear.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Borges, J. S. G., Assis, A. M. de M., & Lima, M. D. de. (2024). O Movimento Histórico das Contribuições da Teoria da Extensão de Grassmann para a Álgebra Linear. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–26. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-33
Раздел
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: formação de professores, ensino e pesquisas

Библиографические ссылки

ASSIS, Aline Mota de Mesquita. Atividade de estudo do conceito de transformação linear na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. 2018. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.

BOLDRINI, José Luiz, et al. Álgebra Linear. 3ª edição Ampliada e Revista. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1986.

CAIRE, Elaine. Uma cronologia histórica sobre as ideias de conjuntos linearmente independentes e de base até o século XIX. 2020. 284f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020.

CROWE, Michael J. A history of vector analysis: the evolution of the idea of a vectorial system. London: University of Notre Dame Press, 1967.

DIEUDONNÉ, J. The Tragedy of Grassmann. Séminaire de Philosophie et Mathématiques, n. 2, p. 1-14, 1979.

DORIER, Jean-Luc. Analyse historique de l'emergence des concepts elementaires d'algebre linéaire. In: Les cahiers de didactique des Mathematiques, Institut de Recherche pour L´Enseignement des Mathematiques, Universite, n.7, jun., 1990.

DORIER, Jean-Luc. A General Outline of the Genesis of Vector Space Theory. Historia da Mathematica. v. 22, n. 3, p. 227 – 261, 1995.

DORIER, Jean-Luc. On the Teaching of Linear Algebra. Mathematics Education Library. Kluwer Academic Publishers, v.23, p. 18-33, 2000.

DOURADO, Thiago Augusto Silva. et al. “Die Lineale Ausdehnungslehre” de H. G. Grassmann. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 275–293, 2021. DOI: https://doi.org/10.47976/RBHM2021v21n42275-293.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

GRASSMANN, Hermann. Die Ausdehnungslehre von 1844 oder Die Lineale Ausdehnungslehre ein neuer Zweig der Mathematik. Zweite. Otto Wigand, Leipzig, 1878.

GRASSMANN, Hermann. Die Ausdehnungslehre. Berlin: Verlag von th. chr. fr. enslin, 1862.

GRASSMANN, Hermann. A new branch of mathematics: the “Ausdehnungslehre” of 1844 and other works. Translated by Lloyd C. Kannenberg. Chicago: Open Court Publishing Company, 1995.

GRASSMANN, Justus. Description of the life of Hermann Grassmann by his son Justus Grassmann, probably written shortly after the death of his father. 1877. In:

PETSCHE, HansJoachim; LEWIS, Albert C.; LIESEN, Jörg; RUSS, Steve. From Past to Future: Grassmann's Work in Context. Grassmann Bicentennial Conference, September 2009. Boston, USA: Birkhäuser, 2011, p. 3-8.

KLEINER, Israel. A history of abstract algebra. Boston, USA: Birkhäuser, 2007.

KOPNIN Pável Vassílyevitch. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Coleção Perspectivas do homem. V. 123. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

LIESEN, Jörg. Hermann Grassmann’s theory of linear transformations. In: PETSCHE, Hans Joachim; LEWIS, Albert C.; LIESEN, Jörg; RUSS, Steve. From Past to Future: Grassmann's Work in Context. Grassmann Bicentennial Conference, September 2009. Boston, USA: Birkhäuser, 2011, p. 311-324.

LIMA, Elon. Lages. Algebra Exterior. IMPA, 2017.

LINDER, Vinícius; SCHUBRING, Gert. Relações entre matemática e filosofia na emergência da matemática pura: a matemática como fundamento da pensabilidade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n.2, p. 108-146, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p108-146.

MELCHIADES DA SILVA, Amarildo.; FRANT, Janete Bolite; OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de. Uma leitura de Produções de Significados na constituição da noção de base em Álgebra Linear. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38657. Acesso em: 21 fev. 2024.

OTTE, Mchaeli. The Ideas of Hermann Grassmann in the Context of the Mathematical and Philosophical Tradition since Leibniz. Historia Mathematica. v. 16, p. 1-35. 1989.

PEANO, Giuseppe. Geometric Calculus - according to the Ausdehnungslehre of H. Grassmann. Translated by Lloyd C. Kannenberg. Birkhauser, Boston, 2000.

RUBEM, Márcio. História da Igreja. 2023. Disponível em: https://historiadaigreja-com.webnode.page/o/pietistas-sec-xvii-/. Acesso em: 05/07/2023

SERVIDONI, Maria do Carmo Pereira. A axiomatização da aritmética: e a contribuição Hermann Grassmann. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – PUC/SP, São Paulo, 2006.

SOUSA, Maria do Carmo de. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG, v.2, n.1, p.40-68, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-3.

TÁBOAS, Plínio Zornoff. Um estudo sobre as origens dos Espaços Vetoriais. Revista Brasileira de História da Matemática. v. 10, n. 19, p. 1-13, 2010. DOI: https://doi.org/10.47976/RBHM2010v10n191-38.

WHITEHEAD, Alfred North. A Treatise on Universal Algebra. With applications. Volume I. Cambridge: At the University Press, 1898.