A relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem em aulas online para crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
Основное содержимое статьи
Аннотация
Esse artigo é decorrente de uma pesquisa de doutorado fundamentada teórica e metodologicamente pelo paradigma materialista histórico-dialético, cujo objetivo foi analisar a relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem (senso numérico, correspondência um-a-um, sequência/ordenação, agrupamento). Para a construção das informações foram assistidas e analisadas aulas online de matemática transmitidas pelo Centro de Mídias Educação Infantil e Anos Inicias (CMSPi), durante a pandemia, para crianças matriculadas nas séries iniciais, do Ensino Fundamental na rede Estadual de São Paulo, de forma a compreender como e quais nexos conceituais de contagem são apresentados, identificando a relação forma e conteúdo desses nexos. Os resultados apresentados mostraram que as aulas online priorizaram a forma por meio do uso de materiais concretos manipuláveis, como tampinhas, fichas e palitos, com destaque para os elementos perceptíveis do conceito que se manifestam nas cores dos objetos e representações numéricas. O conceito de contagem fica restrito à indicação pelas crianças dos objetos a partir da correspondência um a um com os dedinhos seguido da representação das quantidades pelos símbolos numéricos que se apresentam na base numérica dez.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
BAUER, Adriana; CASSETTARI, Nathalia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.25, n.97, p. 943-970, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/CtJ6Tqx5GJXpCzv7qXjhb7H/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 15 ago. 2020.
CHEPTULIN, Alexandre. A Dialética Materialista: categorias e Leis da Dialética. Trad. Leda Rita Cintra Ferraz. Editora Alfa-Omega: São Paulo, 1982.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 20 dez.2020.
ESTEVES, Anelisa Kisielewski. Conteúdo e forma na atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016.167 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grane, 2016.
GUILLEN, Juliane Dias; SOUSA, Maria do Carmo de. Reflexões sobre percepções de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de número. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.08, n. 2, p.100-116, 2013.
IFRAH, George. Os números: História de uma grande invenção. Tradução de Stella M. de Freitas Senra. 3 ed. São Paulo: Globo, 1994. 367 p.
JESUS, Wilson Pereira de; SOUSA, Maria do Carmo de. Reflexões sobre os nexos conceituais do número e de seu ensino na Educação Básica. Boletim GEPEM, v. 58, p. 115- 127, 2011.
KOPNIN, Pàvel Vassilyevitch. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira S.A.: Rio de Janeiro, 1978, 354p.
MOURA, Manoel Oriosvaldo et al (Orgs). Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Vol. III. Programa Observatório da Educação (Obeduc). S.d.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 64p.
PADOVAN, Daniela; GUERRA, Isabel Cristina; MILAN, Ivolnildes. Matemática: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000, p. V-XXII.
PEREIRA, Patrícia. A relação forma e conteúdo dos nexos conceituais de contagem em aulas online para crianças de 1º ano do ensino fundamental. 2022. 157 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos – campus São Carlos, São Carlos, 2022.
ROSENTAL, Mark Moiseyevich; STRAKS, G.M. Categorias del materialismo dialectico. Tradução de Adolfo Sanchez Vasquez e Wenceslau Roces. México; Editorial Grijalbo, 1960.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019. Disponível em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/Matem%C3%A1tica-Anos-Iniciais.pdf. Acesso em: 20 dez.2020
SOUSA, Maria do Carmo de. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie, v.2, n.1, p.40-68, 2018.
VIGOTSKY, Lev Semyonovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 496 p.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.