O Clube de Matemática e a Formação Docente para o Ensino Fundamental I: tecendo possibilidades

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Maria Marta da Silva
Manoel Oriosvaldo de Moura

Resumo

A formação continuada do pedagogo para atuar no ensino de Matemática nas séries que compreendem o Ensino Fundamental I foi o foco da pesquisa que subsidiou esse artigo, cujo objetivo é investigar as ações de professoras em formação no Clube de Matemática que indiquem entendimento desse contexto como um espaço formativo. Conexo a esse objetivo, pretende-se encontrar respostas à seguinte questão: Como as professoras em formação no Clube de Matemática se apropriam de um modo de organização para o ensino e a aprendizagem da Matemática para séries finais do Ensino Fundamental I? Na busca por respostas de como essa apropriação ocorreu, foi organizado um experimento formativo com vinte e cinco professoras, o qual perdurou todo o ano letivo de 2022 e 2023. Tal experimento é posto aqui como caminho metodológico da pesquisa. A análise de dados possui como estrutura: unidade, episódio e flashes. Os resultados dão indícios de que as professoras compreendem o Clube como um ambiente formativo no qual o ensino e a aprendizagem do objeto do conhecimento podem ser organizados a partir da estrutura da Atividade Orientadora de Ensino, por meio da valorização do movimento lógico-histórico dos conceitos.

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Como Citar
Silva, M. M. da, & Moura, M. O. de. (2024). O Clube de Matemática e a Formação Docente para o Ensino Fundamental I: tecendo possibilidades . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–24. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-24
Seção
DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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