Uma possibilidade teórica e metodológica para pesquisas sobre ensino: organização por meio da categoria lógico e histórico

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Anderson Gosmatti
Maria Lucia Panossian

Аннотация

Com referência em uma pesquisa acadêmica sobre metodologias ativas no ensino da Matemática na Educação Básica brasileira, é apresentada uma discussão sobre a categoria lógico e histórico e sua relação com a unidade de análise da pesquisa, a Atividade Pedagógica com fundamentos na Teoria da Atividade. São explicitados e explicados os movimentos de aproximação ao objeto de pesquisa e de aprofundamento teórico, metodológico e analítico, e as suas ações metodológicas. Destacam-se a definição de orientadores de análise, como relações essenciais da Atividade Pedagógica, e sua atuação como organizadores lógicos da pesquisa. O modo de desenvolvimento do estudo empreendido, produzido no processo da pesquisa, é tomado como um de seus resultados e proposto como uma contribuição à discussão de possibilidades para a pesquisa que pretende ser orientada pela categoria lógico e histórico, especificamente, na área do Ensino.

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Gosmatti, A., & Panossian, M. L. (2024). Uma possibilidade teórica e metodológica para pesquisas sobre ensino: organização por meio da categoria lógico e histórico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–23. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-19
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DOSSIÊ - Movimento lógico-histórico dos conceitos: fundamentos, ensino e pesquisas

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