Os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano

Основное содержимое статьи

Isabela Natal Milak
Carolina Picchetti Nascimento
Carlos Augusto Euzébio
Vidalcir Ortigara

Аннотация

O artigo discute o processo de organização do ensino em Educação Física direcionado à apropriação dos conhecimentos teóricos das atividades da cultura corporal. Metodologicamente, analisa-se uma proposição pedagógica com o conteúdo jogo coletivo, realizada com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. As situações de aprendizagem – compreendidas como uma síntese entre os objetivos de ensino e as condições efetivamente propostas para a atuação dos educandos com tais objetivos – foram elaboradas de modo a evidenciar para as crianças alguns dos conteúdos necessários de serem percebidos e analisados no jogo para a criação de ações lúdicas de ataque e defesa. Como síntese, são apresentadas três considerações sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir de uma perspectiva histórico-cultural de formação humana: a organização da direção do divertimento no jogo; a transformação do objeto de ensino em objeto de aprendizagem; os conhecimentos a serem ensinados como instrumentos do pensamento.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Milak, I. N., Nascimento, C. P., Euzébio, C. A., & Ortigara, V. (2023). Os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-69617
Раздел
VARIA/VARIES
Биографии авторов

Isabela Natal Milak, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0620-6128

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8146-6771

Carlos Augusto Euzébio, Universidade Federal do Paraná – Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7120-3273

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0232-2164

Библиографические ссылки

ARNOLD, P. Meaning in movement, Sport and Physical Education. Londres: Heinemann, 1979.

BERNARDES, M. E. M; MOURA, M. O. de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 463-478, set./dez., 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000300004

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.

COLOMBO, B. D. A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de futebol. 2021. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. La Habana: Editorial Progreso, 1988.

EIDT, N; DUARTE, N. Contribuições da teoria da atividade para o debate sobre a natureza da atividade de ensino escolar. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 24, p. 51-72, jun. 2007.

EUZÉBIO, C. A. O conteúdo teórico dos conceitos de tática e estratégia no esporte. 2017. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

FACCI, M. G. D. A escola é para poucos? A positividade da escola no desenvolvimento psicológico dos alunos em uma visão vygotskyana. Psicologia política, v. 10, n. 20, p. 297-310, 2010.

LAVOURA, T. N; MARSIGLIA, A. C. G. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jan./abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p345

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. La Habana: Pueblo y Educación, 1983.

LEONTIEV, A. N. Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-Escolar. In: VIGOTSKY, L. S; LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 119-142.

LIBÂNEO, J. C. Didática e Docência: formação e trabalho de professores da educação básica. In: CRUZ, Giseli Barreto da et al. (Org.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2014.

MAHLO, F. O acto táctico no jogo. Lisboa: Compendium, s/d.

MILAK, I. N. O ensino do jogo na perspectiva davydoviana. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma, 2018.

MOURA, M. O. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. (pp.257-285).

MOURA, M. O. de. et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, p. 205-229, 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3094

MOURA, M. O. de; SFORNI, M. S. de F; ARAÚJO, E. S. Objetivação e Apropriação de Conhecimentos na Atividade Orientadora de Ensino. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.15674

NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

NASCIMENTO, C. P; MARCASSA, L. P. A Centralidade do Método no Ensino da Educação Física. In: MARCASSA, L. P. et al. (Org.). Ensino de Educação Física e Formação Humana. Curitiba: Apris, 2021. p. 189-216.

NASCIMENTO, C. P; ARAUJO, E. S. Contribuições do ensino da Educação Física para o trabalho com o conhecimento teórico na escola. Ensino Em Re-Vista,v. 26, n.3, p.677-699 ,2019. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-3

NÚÑEZ, I. B. Vygosky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

RUBINSTEIN, S. Princípios da psicologia geral. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

RUBTSOV, V. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, C. et al. (org.). Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista. Escola russa e ocidental. Tradução Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SFORNI, M. S. de F. Interação entre Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre. v. 40, n. 2, p. 375 – 397, abr./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Tomo III. Madri: Visor, 1995.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A brincadeira e seu papel psíquico no desenvolvimento da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ). P. 23-36, junho de 2008.