Os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano
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O artigo discute o processo de organização do ensino em Educação Física direcionado à apropriação dos conhecimentos teóricos das atividades da cultura corporal. Metodologicamente, analisa-se uma proposição pedagógica com o conteúdo jogo coletivo, realizada com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. As situações de aprendizagem – compreendidas como uma síntese entre os objetivos de ensino e as condições efetivamente propostas para a atuação dos educandos com tais objetivos – foram elaboradas de modo a evidenciar para as crianças alguns dos conteúdos necessários de serem percebidos e analisados no jogo para a criação de ações lúdicas de ataque e defesa. Como síntese, são apresentadas três considerações sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir de uma perspectiva histórico-cultural de formação humana: a organização da direção do divertimento no jogo; a transformação do objeto de ensino em objeto de aprendizagem; os conhecimentos a serem ensinados como instrumentos do pensamento.
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