Os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano

Conteúdo do artigo principal

Isabela Natal Milak
Carolina Picchetti Nascimento
Carlos Augusto Euzébio
Vidalcir Ortigara

Resumo

O artigo discute o processo de organização do ensino em Educação Física direcionado à apropriação dos conhecimentos teóricos das atividades da cultura corporal. Metodologicamente, analisa-se uma proposição pedagógica com o conteúdo jogo coletivo, realizada com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. As situações de aprendizagem – compreendidas como uma síntese entre os objetivos de ensino e as condições efetivamente propostas para a atuação dos educandos com tais objetivos – foram elaboradas de modo a evidenciar para as crianças alguns dos conteúdos necessários de serem percebidos e analisados no jogo para a criação de ações lúdicas de ataque e defesa. Como síntese, são apresentadas três considerações sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir de uma perspectiva histórico-cultural de formação humana: a organização da direção do divertimento no jogo; a transformação do objeto de ensino em objeto de aprendizagem; os conhecimentos a serem ensinados como instrumentos do pensamento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Milak, I. N., Nascimento, C. P., Euzébio, C. A., & Ortigara, V. (2023). Os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(2), 1–25. https://doi.org/10.14393/OBv7n2.a2023-69617
Seção
VARIA/VARIES
Biografia do Autor

Isabela Natal Milak, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0620-6128

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8146-6771

Carlos Augusto Euzébio, Universidade Federal do Paraná – Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7120-3273

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0232-2164

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