Contribuições de V. V. Repkin às reflexões sobre a aprendizagem na Atividade de Estudo que considere a subjetividade
Основное содержимое статьи
Аннотация
Este artigo é fruto do recorte de uma pesquisa em nível de Doutorado em Educação. Visa apresentar uma breve discussão sobre a aprendizagem na Atividade de Estudo pela perspectiva da Didática Desenvolvimental, de forma que considere a subjetividade do estudante. Para tanto, utilizou-se dos fundamentos teóricos do Sistema Elkonin-Davidov-Repkin e da Teoria da Subjetividade, de maneira que pudessem elucidar novas perspectivas ao conceito de aprendizagem. Juntamente a esses estudos, foram identificadas afirmações nos trabalhos de V. V. Repkin que contribuíram para encontrar reflexões que aproximassem as duas teorias estudadas e indicassem que a aprendizagem é produzida pelo sujeito enquanto fonte, em atividade e de maneira subjetiva. Considera-se, por fim, que este estudo suscita refletir sobre novas perspectivas teóricas sobre o conceito de aprendizagem para contribuir ao avanço da didática.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
ASBAHR, F. S. F. Significado e sentido e a questão da metodologia do trabalho pedagógico no ensino fundamental. In: MILLER, S.; MENDONÇA, S. G. L.; KOHLE, É. C. (Org.) Significado e sentido na educação para humanização. Marília, SP: Oficina Universitária - Cultura Acadêmica, 2019. p. 195-211.
BOZHOVICH, L. I. O problema do desenvolvimento da esfera de motivações da criança. In: BOZHOVICH, L. I.; BLAGONODIEZHINA, L. V. Estudio de las motivaciones de la conducta de los niños y adoslecentes. Habana, Editorial Pueblo y Educación, 2020, p. 12-55. (no prelo).
CHAVES, N. P. S. Os princípios didáticos na perspectiva marxista da educação: limites e avanços a partir do estudo de seus fundamentos à luz da Teoria da Subjetividade. 2019. 284 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia. 2019. https://doi.org/10.14393/OBv3n2.a2019-51890
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Revista Soviet Education, Problems of Developmental Teaching. The Experience of Theoretical and Experimental Psycholgogical research – Excerpts, de V. V. Davydov. Tradução José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira de Freitas. August. v. XXX, n. 8, 1986.
DAVYDOV, V. V. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios do ensino em um futuro próximo. Tradução Josélia Euzebio da Rosa e Ademir Damazio In: LONGAREZI, A. J. PUENTES, R. V. (Org.) Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 211-223.
DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019. p. 175-190.
ELKONIN, D.B. Psicologia do jogo. Tradução Álvaro Cabral. 2 ed. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2009.
GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Tradução Raquel Souza Lobo Guzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GONZÁLEZ REY, F. L. O sujeito que aprende: a aprendizagem como processo de desenvolvimento. Projeto aprovado pelo CNPq para Bolsa de produtividade em Pesquisa, 2010.
GONZÁLEZ REY, F. L. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 21-41.
GONZÁLEZ REY, F. L. Subjetividad, epistemología cualitativa y metodología constructivo-interpretativa. Presentación para la Maestría en Psicología de la Universidad de San Buenaventura Cali - Colombia. 2015a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ek-yWb07v1g Acesso em: 27 nov. 2018.
GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução Marcel A. F. Silva. São Paulo: Cengage Learning, 2015b.
GONZÁLEZ REY, F. L. A imaginação como produção subjetiva: as ideias e os modelos da produção intelectual. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; ÁLVAREZ, P. O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural (Org.) – Brasília: Liber Livro, 2014a. p. 35-61.
GONZÁLEZ REY, F. L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. V.; (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2014b. p. 29-44.
GONZÁLEZ REY, F. L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
GOULART, D. M.; GONZÁLEZ REY, F. Subjetividade, sujeito e saúde mental: um estudo de caso para além da lógica da patologia. In: CAMPOLINA, L.; MORI, V. (Org.). Diálogos com a teoria da subjetividade: reflexões e pesquisas. Curitiba: CRV, 2017. p. 15-44.
LAZARETTI, L. M. Daniil Borisovich Elkonin: Um estudo das ideias de um ilustre (des) conhecido no Brasil. 2008. 252 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letra de Assis da Universidade Estadual Paulista, UNESP, SP, 2008.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKY, L; LURIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone/ Edusp, 1988. p. 119-142.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7ed. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-102.
LEONTIEV, A. N. As necessidades e os motivos da atividade. In: LONGAREZI, A.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Antologia. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. p. 39-57.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 85-109.
MITJÁNS MARTINEZ, A; GONZÁLEZ REY, F. L. O subjetivo e o operacional na aprendizagem escolar: pesquisas e reflexões. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 59-83.
MITJÁNS MARTINEZ, A; GONZÁLEZ REY, F. L. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MONTE, P. M.; FORTES-LUSTOSA, A. V. M. A constituição subjetiva da aprendizagem no aluno adolescente com altas habilidades/superdotação. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (Org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 157-182.
PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, MG, v.1, n. 1, p. 20-58, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2
PUENTES, R. V. O sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da Didática Desenvolvimental da Atividade (1958-2015). In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019. p. 83-137. https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-497-1
REPKIN, V. V. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-vista, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan./jul. 2014.
REPKIN, V. V. A formação da atividade de estudo como um problema psicológico. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019a. p. 343-352.
REPKIN, V. V. A aprendizagem desenvolvimental e atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. (Org.) Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV; Uberlândia, MG: EDUFU, 2019b. p. 365-406.
REPKIN, V.V.; REPKINA, N.V. Modelo teórico da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.) Ensino desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: EUDFU, 2019. p. 27-75.
RUBINSTEIN, S. Problemas das faculdades e questões da teoria psicológica. Tradução de Gabriela C. Darahem. Versão espanhola do original em russo. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: Antologia. Livro I. Uberlândia: Edufu, 2017, p. 111-121.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N.; VIGOTSKI, L. S. Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1991.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Michael Cole (Org.). 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância - Ensaio Psicológico – livro para professores. Tradução Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009b.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Editora Visor Dis. Fundamentos de defectologia. Tradução Julio Guillermo Blank. v. 5. 1997a.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Editora Visor Dis. Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad infantil. Tradução Julio Guillermo Blank. v. 2. 1997b.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Editora Visor Dis.Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Tradução Julio Guillermo Blank. v. 3. 1997c.