O letramento estético na tomada de consciência do camponês: uma análise a partir da teoria Histórico-Cultural

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Gustavo Cunha de Araújo

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Nas escolas brasileiras muitos professores não organizam o ensino de forma que as tarefas e ações realizadas pelos estudantes os façam chegar ao pensamento teórico. Quando o professor orienta as tarefas e ações para os alunos conseguirem realizá-las, aos poucos, eles começam a ter mais autonomia para executar as atividades propostas, pois decorre do fato de terem feito, durante a realização da atividade, as operações mentais durante a aprendizagem. Apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa mais ampla com objetivo de investigar como se forma a tomada de consciência do jovem e adulto do campo a partir de signos visuais e da escrita para compreender a sua realidade. A partir da teoria Histórico-Cultural, teve como método o Experimento Didático-Formativo. Compreende-se a partir das histórias em quadrinhos produzidas por esses camponeses, o desenvolvimento do seu pensamento na totalidade. Nesse sentido, formaram também a sua consciência do real, permitindo-os a ter maior autonomia na produção dessas histórias, enquanto meio de representação e transformação da realidade.

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Araújo, G. C. de. (2022). O letramento estético na tomada de consciência do camponês: uma análise a partir da teoria Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 530–558. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66646
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DOSSIÊ
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Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1996-5959.

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