Análise de uma estratégia didática baseada na proposição de mediação em aulas de Biologia

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Márcia Garcez de Ávila
Bento Selau
Júlia Loren dos Santos Rodrigues

Аннотация

Pesquisa que visou a analisar as ações que a professora-pesquisadora realizou para organizar uma estratégia didática baseada na proposição Vygotskyana de mediação descrita por Wertsch (2007). Pesquisa aplicada, que utilizou como procedimento metodológico a pesquisa-intervenção do tipo pedagógica. Os sujeitos foram 38 estudantes, de idades entre 16 a 19 anos, alunos do 2º ano do Ensino Médio; os instrumentos da coleta de dados foram observação participante e análise documental. O procedimento de análise textual discursiva suscitou os resultados que descrevem as diferentes verbalizações realizadas pela professora-pesquisadora em diálogo com os estudantes, com o intuito de estimular o debate e a aprendizagem sobre o conteúdo “impactos ambientais” nas aulas de Biologia. A discussão dos resultados aponta o alcance parcial das estratégias de mediação explícita e implícita.

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Как цитировать
Ávila, M. G. de, Selau, B., & Rodrigues, J. L. dos S. (2022). Análise de uma estratégia didática baseada na proposição de mediação em aulas de Biologia. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 559–583. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-65930
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VARIA/VARIES
Биографии авторов

Márcia Garcez de Ávila, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5492-5103.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5792-0284.

Júlia Loren dos Santos Rodrigues, Fundação Presidente Antônio Carlos - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6638-8277.

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