Desenvolvimento e Aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular à luz da Psicologia Histórico-Cultural: Educação Infantil em foco
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O intento dessa pesquisa foi identificar e analisar as concepções de desenvolvimento e aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Além disso, buscamos também compreender as principais correntes teóricas que embasam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa documental que teve como fundamento teórico metodológico o materialismo histórico-dialético. Inicialmente, fizemos uma primeira leitura do material a fim de identificarmos e selecionarmos as principais ideias acerca do desenvolvimento infantil e aprendizagem à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Posteriormente, identificamos os autores soviéticos que foram trabalhados no documento e fizemos um estudo dos pressupostos teóricos utilizando a categoria desenvolvimento infantil e aprendizagem como parâmetros para a análise. No documento não há menção a referenciais teóricos e os conceitos de desenvolvimnto e aprendizagem pouco são discutidos no texto. Demonstrando, assim, as contradições do documento e confusão entre as definições dos construtos aprendizagem e desenvolvimento.
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