Contribuições da atividade de estudo para o desenvolvimento da autoria nos escolares

Основное содержимое статьи

Érika Christina Kohle
Stela Miller

Аннотация

O presente artigo apresenta os resultados de um experimento didático-formativo realizado com crianças de terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, de um projeto de recuperação e reforço de uma escola da rede estadual de ensino de um município do estado de São Paulo, em situação de criação de escrita de enunciados realizada por meio de atividade de estudo, caminho metodológico escolhido para guiar a prática pedagógica do experimento. O desenvolvimento dessa atividade objetivou que as crianças se apropriassem do conceito diário pessoal como um gênero de enunciado, por meio de análise, reflexão e planificação mental, desenvolvendo, nessa trajetória, em sua forma ainda incipiente, o pensamento teórico, a criatividade, a autonomia no pensar e no agir, resultando em sua capacidade para produzir seus enunciados de forma autoral. As análises do material gerado durante o experimento foram realizadas com base nos referenciais da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo que forneceram as bases para a compreensão do processo de apropriação e objetivação de conceitos teóricos pelas crianças em suas relações com o objeto de conhecimento e com os sujeitos sociais em seu meio, visando à compreensão de como acontecem as mudanças qualitativas em seu psiquismo. Conclui afirmando a atividade de estudo como um caminho propício ao desenvolvimento da capacidade de autoria em alunos escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Kohle, Érika C. ., & Miller, S. (2021). Contribuições da atividade de estudo para o desenvolvimento da autoria nos escolares. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 744–769. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59162
Раздел
DOSSIÊ

Библиографические ссылки

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CRONIN, D. Diário de uma Aranha. Ilustrado por Harry Bliss. Rio de Janeiro: Companhia das letrinhas, 2008.

CRONIN, D. Diário de uma Minhoca. Ilustrado por Harry Bliss. Rio de Janeiro: Companhia das letrinhas, 2010.

DAVÍDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1981.

DELARI JUNIOR, A. Vigotski: consciência, linguagem e subjetividade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.

FRANK, A. O diário de Anne Frank. Tradução de Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 2014.

FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação – nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LEONTIEV, A. N. uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988, p. 59-83.

LIBÂNEO, J. C. Experimento didático como procedimento de investigação em sala de aula. Texto de uso exclusivo do autor na disciplina “Didática e Ensino Desenvolvimental” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás, 2007.

LIBÂNEO, J. C. A desfiguração da escola e a imaginação da escola socialmente justa. In: MENDONÇA, S. G. de L. et al (org.). (De)formação na escola: desvios e desafios. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

MAGKAEV, V. KH. Theoretical Premises Underlying the Study and Diagnosis of the Development of Reflective Thinking. In. V.V. DAVYDOV & V.V. RUBTSOV. Developing Reflective Thinking in the Process of Learning Activity, Journal of Russian & East European Psychology, 55:4-6, 287-571, 2018. To link to this article: DOI: https://doi.org/10.1080/10610405.2018.1536008.

MEDVEDEV A.M; NEZHNOV P.G. Studying Contentful Analysis as a Component of Reflective Thinking: Methods and Results. In. V.V. DAVYDOV & V.V. RUBTSOV. Developing Reflective Thinking in the Process of Learning Activity, Journal of Russian & East European Psychology, 55:4-6, 287-571, 2018. To link to this article: DOI: https://doi.org/10.1080/10610405.2018.1536008.

PETROVSKY, A.V. Psicología General. Moscú: Editorial Progreso, 1980.

VERESOV, N. Refocusing the lens on development: towards genetic research methodology. In: FLEER, M.; RIDGWAY, A. Visual methodologies and digital tools for researching with Young children. New York: Springer, 2014, p. 129-149.

VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988, p.103-118.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo III. 2. ed. Madrid: Visor, 2000.