A Cultura Corporal e a mediação do professor de Educação Física na Educação Infantil

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Roberson Rodrigues Lupion
Jaqueline Delgado Paschoal

Аннотация

O objetivo deste estudo é discutir a relevância do professor de Educação Física para o aprendizado da criança pequena na Educação Infantil. Por meio das atividades da Cultura Corporal (jogos, brincadeiras, esportes, ginásticas, lutas etc.), esse profissional contribui para o desenvolvimento integral da criança ao priorizar as relações entre corpo, natureza e cultura, superando os conceitos biologicistas, como os discursos da aptidão física, da aprendizagem motora e do desenvolvimento motor. Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, tomando por base a Teoria Histórico-Cultural, a Pedagogia Histórico-Crítica e a abordagem Crítico-Superadora, fundamentando-se no materialismo histórico e dialético, em defesa do ensino e da humanização por meio do ensino planejado, sistematizado e mediado pelo professor. O intuito é buscar elementos para avançar e compreender a relação da práxis pedagógica e a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Educação Física para as crianças pequenas. Mediante este estudo, foi possível inferir a importância do professor especialista no ato de planejar suas ações pedagógicas, efetivando a socialização de conhecimentos científicos da referida disciplina na Educação Infantil.

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Lupion, R. R., & Paschoal, J. D. (2022). A Cultura Corporal e a mediação do professor de Educação Física na Educação Infantil . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(1), 246–258. https://doi.org/10.14393/OBv6n1.a2022-59149
Раздел
VARIA/VARIES
Биографии авторов

Roberson Rodrigues Lupion, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professor de Educação Física (Educação Infantil e Anos Iniciais), na Prefeitura Municipal de Cambé-PR.

Jaqueline Delgado Paschoal, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Campus de Assis). Docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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