Proposta de instrumento de avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica segundo abordagem Histórico-Cultural
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Neste artigo, apresenta-se uma proposta inicial do Protocolo de Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Lúdica. É o primeiro instrumento de investigação psicológica sob o referencial teórico da psicologia histórico-cultural, da teoria da atividade e do desenvolvimento mental por etapas. O estudo utilizou uma metodologia teórico-prática, conduzindo uma investigação de conceitos como “desenvolvimento”, “idades psicológicas” e “jogo”, conforme marco teórico delimitado. A revisão de literatura norteou a construção do protocolo, o qual foi examinado por cinco pareceristas especialistas na área. Abordando o cenário das avaliações psicológica e neuropsicológica qualitativas, apresenta-se a estrutura do instrumento, tal como construído, e as considerações emitidas pelas avaliadoras. O protocolo foi bem avaliado e recebeu críticas, sugestões e recomendações importantes, as quais foram empregadas em sua revisão e correção. Busca suprir a carência de instrumentos que permitam conhecer o estado ontológico do desenvolvimento do brincar como importante marcador do desenvolvimento infantil e da idade psicológica, e que possam contribuir à análise preventiva. Também se dispõe a apresentar um diferencial que seria a caracterização da ZDP para maior compreensão da criança e não sua patologização. Espera-se que o presente trabalho seja seguido por esforços semelhantes de construção de instrumentos que diminuam a lógica patologizante cada vez mais marcante na sociedade atual.
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