Proposta de instrumento de avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica segundo abordagem Histórico-Cultural

Основное содержимое статьи

Camila Borges
Caio Morais

Аннотация

Neste artigo, apresenta-se uma proposta inicial do Protocolo de Avaliação do Desenvolvimento da Atividade Lúdica. É o primeiro instrumento de investigação psicológica sob o referencial teórico da psicologia histórico-cultural, da teoria da atividade e do desenvolvimento mental por etapas. O estudo utilizou uma metodologia teórico-prática, conduzindo uma investigação de conceitos como “desenvolvimento”, “idades psicológicas” e “jogo”, conforme marco teórico delimitado. A revisão de literatura norteou a construção do protocolo, o qual foi examinado por cinco pareceristas especialistas na área. Abordando o cenário das avaliações psicológica e neuropsicológica qualitativas, apresenta-se a estrutura do instrumento, tal como construído, e as considerações emitidas pelas avaliadoras. O protocolo foi bem avaliado e recebeu críticas, sugestões e recomendações importantes, as quais foram empregadas em sua revisão e correção. Busca suprir a carência de instrumentos que permitam conhecer o estado ontológico do desenvolvimento do brincar como importante marcador do desenvolvimento infantil e da idade psicológica, e que possam contribuir à análise preventiva. Também se dispõe a apresentar um diferencial que seria a caracterização da ZDP para maior compreensão da criança e não sua patologização. Espera-se que o presente trabalho seja seguido por esforços semelhantes de construção de instrumentos que diminuam a lógica patologizante cada vez mais marcante na sociedade atual.


 

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Информация о статье

Как цитировать
Borges, C. ., & Morais, C. (2020). Proposta de instrumento de avaliação do desenvolvimento da atividade lúdica segundo abordagem Histórico-Cultural. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 4(1), 243–268. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-57367
Раздел
Varia/Varies

Библиографические ссылки

ABRANTES, A.; EIDT, N.M. Psicologia histórico-cultural e a atividade dominante como mediação que forma e se transforma: contradições e crises na periodização do desenvolvimento psíquico. Obutchénie, Uberlândia–MG, v.3, n.3, p.1-36, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51694.

AKHUTINA, T.; ROMANOVA, A. Games as a tool for facilitating cognitive development. En Bruce, T., Hakkarainen, P. y Bredikyte, M. (edt.) The Routledge International Handbook of Early Childhood Play. New York: Routledge, 2017, p.357-375.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Porto Alegre: ARTMED, 2014.

BONILLA SÁNCHEZ, M. R.; SOLOVIEVA, Y. Evidencias de la formación de la función simbólica a través de la actividad de juego de roles sociales. Colombia: Cuadernos Hispanoamericanos de Psicología, v. 16, n. 1, p. 29-40, 2016. Disponível em: https://revistas.unbosque.edu.co/index.php/CHP/article/view/1967 . Acesso em: 18 abr. 2018.

BONILLA SÁNCHEZ, M. R.; SOLOVIEVA, Y.; BARRETO, N. R. J. Valoración del nivel de desarrollo simbólico en la edad preescolar. Revista CES Psicología, Colômbia, v. 5, n. 2, p. 56-69, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=423539471005 . Acesso em: 30 mai. 2018.

BOZHOVICH, L.I. Developmental Phases of Personality Formation in Childhood (I). Journal of Russian and East European Pstchology, Rússia, v. 42, n. 4, p. 35-54, 2004.

BOZHOVICH, L.I. The Social Situation of Child Development. Journal of Russian and East European Pstchology, Rússia, v. 47, n. 4, p. 59-86, 2009.

CHAIKLIN, S. Age as a historical materialist concept in cultural-historical theory of human development. Obutchénie, Uberlândia, v.3, n.3, p.1-27, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51707.

CHASTINET, J. Desenvolvimento infantil. In: MORAIS, C. et al. Método de Avaliação e Estímulo da Atividade Lúdica. Abordagem Histórico-Cultural. São Paulo: Memnon, 2019, p. 7-18.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (Brasília). Resolução no 09, de 25 de abril de 2018. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Resolução-CFP-no-09-2018-com-anexo.pdf . Acesso em: 13 abr. 2020.

CORIAT, L. F. Maturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. São Paulo: Moraes LTDA, 1991.

COTONHOTO, L. A; ROSSETTI, C. B; MISSAWA, D. D. A. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542019000100005&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 22 mai. 2020.

ELKONIN, D. B. Hacia el problema de la periodización del desarrollo en la edad infantil. In: QUINTANAR ROJAS, L.; SOLOVIEVA, Y. (org.) Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009a, p. 191-209.

ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.

FLEER, M. Conceptual PlayWorlds as a pedagogical intervention: Supporting the learning and development of the preschool child in play-based setting. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v.3, n.3, p.1-22, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51704.

GALPERIN, P. Y. El problema de la actividad en la psicología soviética. In: SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. La metodología formativa en la psicología histórico cultural. Tradução: Yulia Solovieva e Luis Quintanar Rojas. Madrid: Editorial EOS, 2019, p. 15-33.

GARAIGORDOBIL, M.; BERRUECO, L. Effects of a Play Program on Creative Thinking of Preschool Children. The Spanish Journal of Psychology, Espanha, v. 14, n. 2, p. 608-618, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/51779808 . Acesso em: 30 mai. 2019.

GARCÍA, M. A.; SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. El desarrollo de neoformaciones a través del juego y del cuento en niños preescolares. Cultura y Educación, Espanha, v. 25, n. 2, p. 183-198, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/261662343_El_desarrollo_de_neoformaciones_a_traves_del_juego_y_del_cuento_en_ninos_preescolares . Acesso em: 17 jun. 2018.

GLOZMAN, J. Avaliação neuropsicológica de crianças. Tradução: Carla Anauate. São Paulo: MEMNON, 2014.

GONZÁLEZ MORENO, C. X. Intervención en un niño con autismo mediante el juego. Colombia: Revista de la Facultad de Medicina, v. 66, n. 3, p. 365-374, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/revfacmed.v66n3.62355 . Acesso em: 25 out. 2019.

GONZÁLEZ MORENO, C. X.; SOLOVIEVA; Y. Efectos del juego grupal en el desarrollo psicológico de un niño con Síndrome de Down. Pensamiento Psicológico, Colômbia, v. 15, n. 1, p. 127-145., 2017. Disponível em: doi:10.11144/Javerianacali.PPSI15-1.EJGD . Acesso em: 21 jul. 2018.

GONZÁLEZ MORENO, C. X.; SOLOVIEVA; Y.; QUINTANAR-ROJAS, L. Evaluación de la adquisición de las acciones perceptivas simbólicas en niños preescolares de Bogotá, Colombia. Summa Psicológica, Colômbia, v. 13, n. 1, p. 19-31, 2016. DOI: 10.18774 / summa-vol13.num1-284 . Acesso em: 21 abr. 2019.

GONZÁLEZ MORENO, C. X.; SOLOVIEVA; Y.; QUINTANAR ROJAS, L. El juego temático de roles sociales: aportes al desarrollo en la edad preescolar. Avances en Psicología Latinoamericana, Colômbia, v. 32, n. 2, p. 287-308, 2014. DOI: dx.doi.org/10.12804/apl32.2.2014.08. Acesso em: 21 abr. 2019.

GONZÁLEZ MORENO, C. X.; SOLOVIEVA; Y.; QUINTANAR ROJAS, L. La actividad de juego temático de roles en la formación del pensamiento reflexivo en preescolares. Magis - Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 2, n. 3, p. 173-190, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281021558010 . Acesso em: 19 ago. 2019.

LAZARETTI, L. M. Danil Borisovich Elkonin: A vida e as produções de um estudioso do desenvolvimento humano. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (org.) Ensino desenvolvimental: Vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013, p. 203-231.

LAZARETTI, L. M.; MAGALHÃES, G. M. A primeira infância vai à escola: em defesa do ensino desenvolvente para todas as crianças. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 1-21, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51702 . Acesso em: 17 abr. 2020.

LÁZARO, E. et al. Actividades de Juego y cuento para el desarrollo psicológico del niño preescolar. Bogotá: Revista Internacional Magisterio, v. 7, n. 37, p. 81-85, 2009. Disponível em: http://cmas.siu.buap.mx/portal_pprd/work/sites/neuropsicologia/resources/LocalContent/108/2/Art_Juego_cuento.pdf . Acesso em: 19 ago. 2019.

LEONTIEV, A.N. La importancia del concepto de actividad objetal para la psicología. En Quintanar, L. y Solovieva, Y. Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2009, p.54-63.

LEONTIEV, A.N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA A.R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Venha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2010a, p. 119-142.

LEONTIEV, A.N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L.S.; LURIA A.R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Venha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2010b, p. 59-83.

MORAIS, C. et al. Método de Avaliação e Estímulo da Atividade Lúdica - Abordagem Histórico-Cultural. São Paulo: Memnon, 2019.

MORAIS, C.; CHASTINET, J.; BORGES, C. Estimular para prevenir numa abordagem histórico-cultural: propostas para a educação infantil. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 740-764, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47443.

PÉREZ, M. C. S. Valoracíon neuroconductual del desarrollo del lactante. CBS: México, 2009.

POBLANO, A. Detección y estimulación tempranas del niño con daño neurológico. ETM: México, 2003.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa. Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercuções no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Braília, Brasília, 2010.

QUINTANAR ROJAS, L.; SOLOVIEVA, Y. Avaliação das neoformações psicológicas na idade pré-escolar. Tradução: Caio Morais e Jamile Chastinet. Uberlândia: EDUFU, 2013.

SANTOS, A. A. A. et.al. Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília-DF: CFP, 2010.

SATEPSI. Conselho Federal de Psicologia. Testes Favoráveis. Disponível em: http://satepsi.cfp.org.br/testesFavoraveis.cfm. Acesso em: 10 abr. 2020.

SHEINA, E., SMIRNOVA, E.; RYABKOVA, I. The developmental potential of toys and games. In: BRUCE, T., HAKKARAINEN, P.; BREDIKYTE, M. (ed.) The Routledge International Handbook of Early Childhood Play. New York: Routledge, 2017, p. 305-312.

SILVA, C. R. O desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações entre a organização das condições de ensino e a produção da queixa escolar na educação infantil. Obutchénie, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 1-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51703.

SOLOVIEVA, Y.; GONZÁLEZ MORENO, C. X.; QUINTANAR ROJAS, L. Indicators of reflection during acquisition of symbolic actions in preschool Colombian children. Psychology in Russia. State of the Art, Rússia, v. 8, n. 2, p. 61-72, 2015. Disponível em: http://psychologyinrussia.com . Acesso em: 16 jul. 2018.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. Metodología del estudio psicológico desde el enfoque histórico-cultural. In: SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. (org). La metodología formativa en la psicología histórico-cultural. Madrid: EOS Psicología, 2019, p.181-204.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. Aproximación histórico-cultural: Fundamentos teórico-metodológicos. In: ESLAVA-COBOS, J. et. al. (org.) Los trastornos del aprendizaje: perspectivas neuropsicológicas. Bogotá: Cooperativa editorial Magisterio, Instituto Colombiano de Neurociencias, Benemérita Universidad de Puebla, 2008, p. 147-181.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. Evaluación del desarrollo para niños preescolares menores. México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2014.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. La actividad de juego en la edad preescolar. México: Trillas, 2012.

SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR ROJAS, L. (2017). Syndromic analysis in child neuropsychology: a case study. Psychology in Russia: State of the Art, v. 10, n. 4, p. 172-184. Disponível em: http://psychologyinrussia.com/volumes/pdf/2017_4/psych_4_2017_15.pdf . Acesso em: 19 dez. 2017.

SOLOVIEVA, Y. et al. Valoración de la actividad objetal en una muestra de niños mexicanos de 13 a 52 meses. México: Revista de Psicología y Ciencias del comportamiento de la Unidad Académica de Ciencias Jurídicas y Sociales, v. 9, n. 2, p. 80-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.29365/rpcc.20181207-72. Acesso em: 10 jan. 2020.

VIGOTSKI, L. S. Fundamentos da Pedologa [sic] de L. S. Vigotski. In: PRESTES, Z.; TUNES, E. 7 aulas de L. S. Vigotski. Sobre os fundamentos da pedologia. Tradução: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes e Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-papers, 2018, p. 17-147.

VIGOTSKI, L. S. Fragmento das anotações de Vigotski para conferências sobre psicologia infantil. In: ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009, p. 423-433.

VIGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas - IV. Problemas del adolescente. Problemas de la psicología infantil. Tradução: Lydia Kuper. Madrid: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012a.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas - III. Problemas del desarrollo de la psique. Tradução: Lydia Kuper. Madrid: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012b.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas - I. El significado histórico de la crisis de la Psicología. Tradução: José Maria Bravo. Madrid: Machado Nuevo Aprendizaje, 2012c.