Desenvolvimento profissional docente: diferenciando mudanças quantitativas e mudanças qualitativas
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O desenvolvimento profissional é um conceito que desperta acentuado interesse em pesquisas sobre o ensino e a formação de professores. No entanto, o crescimento contínuo (aprendizagem), distingue-se de mudanças qualitativas (desenvolvimento) que remetem a reformulação na estrutura da consciência. Com base em um estudo sobre as mudanças ocorridas na prática pedagógica de um professor do ensino médio de uma escola pública brasileira, que participou de um grupo de estudos/pesquisa, foi desenvolvida uma abordagem baseada em ideias do psicólogo russo Vygotsky que não só teoriza uma distinção entre aprendizagem e desenvolvimento, mas também a articulação entre os dois processos, pelos quais mudanças contínuas se transformam em mudanças descontínuas. O objetivo deste artigo é diferenciar mudanças quantitativas de mudanças qualitativas no contexto do desenvolvimento profissional docente, por meio de uma abordagem dialética. Como resultados foram observadas mudanças qualitativas significativas na prática pedagógica do professor, sua tomada de consciência sobre o ensino em si e sobre o seu próprio modo de ensinar, e como a emergência das contradições internas e externas podem impulsionar o desenvolvimento profissional docente em programas de formação continuada.
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