O conteúdo filosófico e o sujeito da aprendizagem: aportes para a organização do ensino de Filosofia em nível médio
Основное содержимое статьи
Аннотация
Pesquisas já realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino (GEPAE) têm evidenciado que o planejamento de ensino que visa o desenvolvimento dos estudantes deve ter como ponto de partida a análise do objeto de ensino e do sujeito da aprendizagem. Neste artigo, analisamos o objeto de ensino - o conceito filosófico- e o sujeito da aprendizagem do ensino médio - o adolescente. Por meio dessa análise, evidenciamos a relação entre as características desse período do desenvolvimento humano e o conhecimento filosófico, bem como identificamos algumas ações didáticas que procuram aproximar os motivos de ensinar filosofia aos motivos de aprendizagem dos estudantes.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
ANJOS, R.E.dos. O papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente. In: Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente: UNESP, V. 25, nº 1. Jan/Abr. 2014, p. 228-246.
BELIERI, C.M. Aprendizagem de Conceitos Filosóficos no Ensino Médio. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
BELIERI, C.M. A linguagem filosófica e o desenvolvimento do pensamento em aulas de filosofia no ensino médio. 2017. 191 f. Tese (Doutoradoem Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
BELIERI, C. M.; SFORNI, M. S. de F. Ações docentes no ensino de Filosofia no Ensino Médio. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 3, p. 689-710, 16 nov. 2017.
DAVIDOV, V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico.Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVYDOV, V. Problems of developmental instruction:a theoretical and experimental psychological study. Translated by Peter Moxhay. Nova Science Publishers, 2008.
DAVYDOV, V. Tipos de Generalización en la Enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico del niño desde El nascimiento hasta El ingresso em La escuela. In: SMIRNOV, A. A., LEONTIEV, A.N., RUBINSHTEIN, S.L. & TIEPLOV, B.M. (Orgs.) Psicología.México: Grijalbo, 1969.
ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In V. Davidov & M. Shuare (Orgs.). La psicologia evolutiva y pedagogica en la URSS. Moscu: Progresso, 1987.
FAVARETTO,Celso Fernando. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, Paulo; SILVA, Franklin Leopoldo e; FAVARETTO, Celso Fernando; FABRINI, Ricardo Nascimento; MUCHAIL, Selma Tannus (Orgs.). A filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes; São Paulo: EDUC, 1996, p. 77-86.
HEGEL, G. W. F. Sobre o Ensino de Filosofia. Trad: Arthur Morão. Disponível: www.lusosofia.net. Acessado em 15/12/2017.
KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
ILYENKOV, E. V. La ascensión de lo abstracto a lo concreto en principios de la lógica dialéctica. In: JIMÉNEZ, A. T. Teoría de la construcción del objeto de estudio. México: Instituto Politécnico Nacional, 2006. p. 151-200.
ILYENKOV, E. V. The dialectics of the abstract and the concrete in Marx's Capital. Delhi: Aakar Books, 2008.
LEBRUN, Gerard. Por que filósofo? Estudos Cebrap (São Paulo), v. 15, 1976, p.148-153, 1976.
LEFEBVRE, H. Lógica formal lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 1991.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.
LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral:Introdução Evolucionista à Psicologia. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MASCAGNA, G. C. Adolescência:compreensão histórica a partir da escola de Vigotski. 2009. 184f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) –Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.
RODRIGO, Lidia Maria. Uma alternativa para o ensino de filosofia no ensino médio. In. SILVEIRA, Renê José Trentin; GOTO, Roberto. Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007, p. 37-52.
SFORNI, M. S. F.; GALUCH, M. T. B. Conteúdos Escolares e Desenvolvimento Humano: Qual a unidade? Comunicações (Piracicaba), v. 13, ano 2006, p. 150-158.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. Estudos Sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: tomo II. Madri: Visor, 1993.
VYGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica.(Edição Comentada). Porto Alegre: Artmed, 2003.