Grêmio Estudantil e Convivência Escolar: espaço de participação e construção da coletividade
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O objetivo do artigo é estabelecer relações entre participação estudantil e convivência escolar, tendo como recorte a atuação em grêmios estudantis. Defende-se que a criação de espaços para a ampliação da participação dos estudantes na escola é uma das chaves para a melhoria da convivência escolar. O referencial empírico da discussão é a experiência de mais de uma década na coordenação de um projeto de extensão cujo escopo é a formação de grêmios em escolas públicas de ensino fundamental. Em um primeiro momento, será apresentada uma breve descrição sobre o funcionamento do projeto de extensão, com foco na análise de duas ações importantes: o Fórum Infanto-Juvenil e a realização de assembleias escolares. Depois, serão analisados dados de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no âmbito do projeto, dando ênfase ao papel do grêmio na formação da coletividade entre os estudantes e consequente impacto nas relações de convivência escolar. Face ao crescimento da violência escolar, postula-se que os grêmios estudantis podem se constituir como um campo de atuação propício à melhoria da convivência escolar e à constituição de uma ética do coletivo.
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