A Teoria da Reorganização de Tikhomirov e sua Aplicação na Educação Básica: Computadores como Instrumentos de Mediação do Pensamento

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Francielle de Mattos
Maria Aparecida Mello

Аннотация

Neste artigo, nos propomos a discutir a reorganização do trabalho didático docente no contexto do uso de tecnologias digitais, com ênfase no computador, à luz dos pressupostos da Teoria da Reorganização de Tikhomirov e da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa teórica bibliográfica, com enfoque materialista histórico-dialético, tem como objetivo problematizar a discussão a respeito do ensino e das aprendizagens escolares, no que diz respeito ao uso de computadores, com base na Teoria da Reorganização Didática, especificamente na relação humano-computador. Para isto, buscamos compreender como o computador, enquanto instrumento de mediação cultural, reorganiza a atividade cognitiva e atua como um recurso que favorece a formação do pensamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores – memória, atenção e pensamento conceitual – essenciais para a apropriação dos conceitos científicos. Por fim, concluímos que seu uso, quando integrado a uma organização do trabalho didático fundamentada nos pressupostos histórico-culturais, em que o papel do professor é o de agente organizador do conhecimento nos processos de ensino e de aprendizagem, fortalece a prática docente e contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.

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DOSSIÊ - Tecnologias Digitais e Teoria Histórico-Cultural: Tecendo Contribuições para a Formação de Professores e os Processos de Ensino-Aprendizagem

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Mattos, F. de, & Mello, M. A. (2025). A Teoria da Reorganização de Tikhomirov e sua Aplicação na Educação Básica: Computadores como Instrumentos de Mediação do Pensamento . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-18. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-18

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