A dimensão política dos estudos em Defectologia de Lev S. Vigotski: revisitando concepções e formulações
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Resumo
O artigo tematiza as asserções teórico-metodológicas de L. S. Vigotski à Defectologia e as coloca em perspectiva no século XXI. O objetivo é focalizar o núcleo conceitual dos estudos sobre a deficiência, considerando os princípios explicativos e a dimensão política de sua teorização que vislumbra o desenvolvimento humano prospectivamente e a função da educação nesse processo. A partir de um estudo de natureza teórica, focaliza-se os escritos vigotskianos situando a conjuntura histórica de sua produção e destacando o valor heurístico de suas teses. Analisa-se a nova proposta de investigação e intervenção que emerge na teoria histórico-cultural acerca da educação e do desenvolvimento da pessoa com deficiência. A partir disso, evidencia-se a educação social como constructo que nucleia as elaborações de Vigotski em Defectologia e realça a força política dessa premissa que revitaliza a teoria na contemporaneidade, de tal modo a impulsionar a disputa por uma educação pública socialmente projetada, participativa e emancipatória.
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