O lugar da Teoria Psicológica na Educação

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Elizabeth Tunes

Resumo

Educação é campo de estudo e práticas sociais, culturais e históricas, síntese de saberes. Em torno dela orbita uma multidão de satélites: Psicologia, Sociologia, Antropologia e outras ciências. No presente texto, examinam-se duas possibilidades de se entender a relação da teoria psicológica com a pesquisa educacional, particularmente, com a Educação Especial. A primeira, a perspectiva instrumental, entende o campo educativo como um grande laboratório de aplicação de leis e princípios psicológicos. A segunda – a perspectiva de uma psicologia concreta, conforme a visão de Vigotski –, por entender que a Educação é síntese de saberes, vinculada ao mundo concreto da vida social, vê-a maior que qualquer ciência em particular, o que lhe confere poder para orientar a investigação de suas ciências satélites. Esse segundo modo de pensar a relação entre teoria psicológica e Educação, ao inverter o vetor, permite um alargamento dos horizontes da Psicologia, possibilitando-lhe pisar o chão do mundo dos viventes.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Os 100 anos dos Fundamentos da Defectologia e as Obras Escolhidas entre os estudos de L. S. Vigotski

Como Citar

Tunes, E. (2025). O lugar da Teoria Psicológica na Educação . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-07. https://doi.org/10.14393/10.14393/OBv9.e2025-07

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