Educação Ambiental na Graduação de Pedagogia: o caso de uma instituição do interior de São Paulo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho investiga a relação entre a formação dos estudantes de Pedagogia e a Educação Ambiental (EA), buscando identificar pontos de convergência entre essas áreas e compreender as razões dessa possível proximidade. A proposta parte da necessidade de refletir sobre o espaço ocupado pela EA na formação docente. Considerando que vivemos sob um modelo econômico baseado em hábitos de produção e consumo insustentáveis, que comprometem os ecossistemas e ameaçam a regeneração do planeta, torna-se urgente adotar uma visão holística da realidade, compreendendo o universo como uma rede integrada. Com esse propósito, o estudo analisa o curso de Graduação em Pedagogia de uma universidade privada no interior de São Paulo, entendendo que a formação de professores tem papel central na construção de saberes coletivos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, configura-se como um estudo de caso, com base em revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados por meio de entrevistas e questionários aplicados à coordenadora do curso, professores e alunos da instituição. Os dados foram sistematizados e analisados de forma descritiva e reflexiva. Os resultados revelam deficiências na qualificação dos futuros pedagogos, dificultando a superação de uma visão fragmentada sobre a EA. Ainda assim, o estudo pretende fomentar reflexões, suscitar novos questionamentos e contribuir para o avanço das pesquisas na área, fortalecendo a formação crítica dos estudantes e sua atuação profissional comprometida com a Educação Ambiental.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Como Citar
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: MEC/CNE, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CAVALCANTE, L. I. P. Formação de professores na perspectiva do Movimento dos Professores Indígenas da Amazônia. Trabalho apresentado na 25. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, 2005.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, 2003.
JUNQUEIRA, R. G. P. Pedagogia social e educação ambiental: duas faces da mesma moeda. In: ALMANAQUE de educação ambiental: estação ecológica das águas emendadas. Brasília: [s.n.], 2007.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
MASSEY, D. B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
PLATZER, M. B. Práticas de leitura e escrita no ensino superior: contribuições para formação e atuação profissional do pedagogo na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2.; 12., 2014, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia, 2014.
REIGOTA, M. A educação ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 539-553, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 maio 2025.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In SATTO, Michelle e Carvalho, Izabel. Educação Ambiental - Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.