O curso de graduação em Medicina como ambiente, fonte de desenvolvimento: quais são seus significados?

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Clarisse Daminelli Borges Machado
Edson Schroeder

Resumo

Médicos-docentes são, entre outros atores institucionais, responsáveis pela formação técnica, ética e cognitiva dos estudantes de Medicina, transformando, assim, a docência médica em objeto de discussões ao longo das últimas décadas. As reflexões teóricas aqui apresentadas são desdobramentos de uma pesquisa de doutorado que se propôs a compreender a unidade “aprendizagem conduzindo ao desenvolvimento” dos estudantes de Medicina, por meio da atividade de ensino exercida pelos médicos-docentes, sob os aportes da Teoria Histórico-Cultural. Considerando o importante papel que estes desempenham na organização da relação mantida entre os estudantes e o conhecimento, nos diferentes ambientes de aprendizagem, se assevera que o ambiente tem papel decisivo no desenvolvimento de médicos-docentes assim como de estudantes, desde que, para tanto, seja reflexo de uma atmosfera científico-pedagógica compartilhada entre o curso de Medicina, os sujeitos nele inseridos e a Instituição de Ensino Superior. Se considera que tal atmosfera seja materializada no compartilhamento de ideais, na presença de uma intencionalidade pedagógica pautada em um campo teórico de base, pensada e desenvolvida de forma consciente e competentemente orientada para o desenvolvimento dos estudantes e, sobretudo, na atuação do conhecimento como mediador destas relações, transformando os diferentes espaços de aprendizagem em ambientes de desenvolvimento. Neste contexto é que se sustenta a importância do ambiente, enquanto fonte de desenvolvimento, nas relações dadas entre quem ensina e quem estuda.

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Como Citar
Machado, C. D. B., & Schroeder, E. (2024). O curso de graduação em Medicina como ambiente, fonte de desenvolvimento: quais são seus significados? . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 8(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/OBv8.e2024-28
Seção
VARIA/VARIES

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