Teoria Histórico-Cultural e suas implicações no Ensino Fundamental: práticas de ensino e aprendizagem

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Sirley Leite Freitas
Marli Lúcia Tonatto Zibetti
José Carlos Miguel

Resumo

Considerando-se a tese vigotskiana segundo a qual “o único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento” (VIGOTSKII, 2017, p. 114), a efetividade do processo de ensino depende do conteúdo a assimilar, da metodologia de trabalho didático-pedagógico e das formas de organização da atividade de estudo dos discentes. Na realidade escolar atual há grandes desafios a serem enfrentados para a garantia de aprendizagens a todos/as os/as estudantes, mas há também um conhecimento acumulado a nos possibilitar ampla reflexão de forma a definir alguns encaminhamentos voltados à transformação dessa realidade. As teorias filosóficas-pedagógicas compreendem a relação de desenvolvimento, aprendizagem e meio social de maneiras diferenciadas. “A teoria histórico-cultural entende que o desenvolvimento é uma possibilidade que depende das relações sociais. [...] e é na ação do sujeito e na sua relação com o meio que se promove a aprendizagem e o desenvolvimento humano”. (FREITAS, FREITAS; SANTOS, 2022, p. 51). Neste sentido, dentre os constructos, de natureza teórico-prática, os relacionados à Teoria Histórico-Cultural nos parecem propiciar horizontes promissores para a desejável articulação teoria-prática, para a produção de sentidos de aprendizagem, para a negociação de significados da ciência em todas as áreas de conhecimento e para a apropriação e construção do conhecimento teórico.

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Como Citar
Freitas, S. L., Zibetti, M. L. T., & Miguel, J. C. (2022). Teoria Histórico-Cultural e suas implicações no Ensino Fundamental: práticas de ensino e aprendizagem. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 327–333. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-66831
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0446-135X

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3939-5663

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9660-3612

Referências

FREITAS, Sirley Leite; FREITAS, Simone Leite de; SANTOS, Gabriel Tenório dos. O Desenvolvimento e a Aprendizagem Humana segundo a Teoria Histórico-Cultural. In: Ensino e Pesquisa no Instituto Federal de Rondônia: experiências multidisciplinares. BISPO, Rafael Carlos; ALCÂNTARA, Mauro Henrique Miranda de. [Orgs.]. São Carlos. SP: Pedro & João Editores, 2022. p. 49-62.

VIGOTSVII, Lev. S. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: VIGOSTKII, Lev. S. LURIA, Alexander R. LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 17. Ed. São Paulo: Ícone, 2017, p. 103-116.