A Educação Desenvolvimental Holística (EDH) no nível pré-escolar: peculiaridades do Centro Pedagógico “Experimentar"

Contenido principal del artículo

Bronislav Zeltserman
Margarita Dubina
Margarita Dragile
Maria Pekarskaia
Irina Maluhina
Inta Baltina

Resumen

O artigo relata as melhores práticas e invenções no desenvolvimento da educação pré-escolar a respeito do conteúdo, da didática e da relação educador-criança realizadas no Centro Pedagógico “Experimentar”, da cidade de Riga, capital da Letônia. Baseia-se nos princípios básicos da Educação Desenvolvimental Holística (EDH), tendo como base os pressupostos teóricos de L. S. Vigotski, B. D. Elkonin e V. V. Davidov. Aborda os seguintes temas e questões: (1) particularidades da orientação psicológica dos alunos, bem como da formação de psicólogos e educadores; (2) alguns exemplos de tarefas de estudo de lições de matemática e lógica para pré-escolares. Este material é de caráter metodológico e dirigido a educadores e psicólogos que trabalham com crianças em idade pré-escolar, que estão interessados no desenvolvimento profissional, bem como na implementação de abordagens inovadoras para alcançar resultados qualitativos relevantes. Também pode ser útil para os pais, a fim de organizar um tempo livre criativo para seus filhos ou fornecer a eles processos de aprendizagem desenvolvimental adicionais em casa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Zeltserman, B., Dubina, M., Dragile, M., Pekarskaia, M., Maluhina, I., & Baltina, I. (2022). A Educação Desenvolvimental Holística (EDH) no nível pré-escolar: peculiaridades do Centro Pedagógico “Experimentar". Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 875–915. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-67638
Sección
VARIA/VARIES

Citas

"Padronização" da educação pré-escolar: estrelas-guia e armadilhas. http://obruch.ru/index.php?id=8&n=76&r=2.

AFINOGENOVA, M. A. Dominar os modos de pensar e de agir das crianças em idade escolar dos anos iniciais. Moscou, 2007.

AKOPOVA, E. S. et al. O desenvolvimento da imaginação na pré-escola e no nível fundamental. Moscou, 2005

AKOPOVA, E. S.; IVANOV, E. Yu. O desenvolvimento da imaginação na pré-escola e na escola dos anos iniciais do nível fundamental. Moscou, 2006.

CRUTCHFIELD, R. S. Pensamento criativo em crianças: seu ensino e teste. In: BRIM, O.G.; CRUTCHFIELD, R.S.; HOLTZMAN, W.H. New York. Nova York: Harcourt/Brace.

DAVIDOV, V. V. Teoria da atividade do pensamento. Moscou, 2005.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalização no ensino. Moscou, 2000.

DAVIDOV, V. V.; KUDRYAVTSEV, V.T. Aprendizagem desenvolvimental: fundamentos reóricos da continuidade da Pré-escola e do Ensino Fundamental. Questões de psicologia, Moscou, n. 1, p. 3-19, 1997.

DAVIDOV, V.V. A teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Pedagogia, 1996.

DYACHENKO, O. M. O desenvolvimento da imaginação de um pré-escolar. Moscou, 2007.

ELKONIN, D. B. Trabalhos psicológicos selecionados. Moscou: Pedagogia, 1989.

GATANOV, Yu. B. O curso de desenvolvimento do pensamento criativo. São Petersburgo, "Imaton", 1998.

KUDRYAVTSEV, V. T. Fundamentos conceituais do projeto de desenvolvimento de "Caminhos" da educação pré-escolar. Moscou, 2007.

KUDRYAVTSEV, V. T. Programa educacional geral básico exemplar de educação pré-escolar “Caminhos”. Moscou, 2012.

Materiais Montessori: http://www.montessori-piter.ru/.

RENZULLI, M. J.; FORD, B. G.; SMITH, L.; RENZULLI, J. S. Novas direções na criatividade. Mark A. Mansfield Center: Creative Learning Press, 1986.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Moscou, 2011.

SCHEDROVITSKY, G. P. Pensamento, Compreensão, Reflexão. Moscou, 2005.

SELTSERMAN, B. "Experimentar": ontem, hoje, amanhã. Riga, 2007.

SHCHEDROVITSKY, G.; ROZIN, V.; ALEKSEEV, N.; NEPOMNYASHCHAYA, N. Pedagogia e lógica. Moscou, 1993.

TATSOROV, S.T. Trabalho em grupo na aprendizagem desenvolvimental. Riga. HRC "Experimentar", 1997.

TORRANCE, E. P. Recompensando o comportamento criativo: experimentos em criatividade em sala de aula. Englewood Cliffs: Prentice-Hall Inc, 1965.

VENGUER, L. A.; DYACHENKO, O.M. Jogos e exercícios para o desenvolvimento de habilidades mentais em crianças em idade pré-escolar. Moscou, 1989.

VERESOV, Nikolai. Zona de desenvolvimento possível (ZDP): A dimensão oculta? http://nveresov. narod.ru/ZPD.pdf, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia infantil. Col. cit.: em 6 volumes. Moscou, 1984, v.4.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica: obras clássicas. Moscou, 1996.

ZAK, A. Z. Métodos para o desenvolvimento de habilidades intelectuais em crianças de 6 a 7 anos. Moscou, 1994.

ZAK, A. Z. O desenvolvimento de habilidades intelectuais em crianças de 6 a 7 anos de idade. Moscou, 1996.

ZELTSERMAN, B. Tempo de "Experimentar". Riga, 2002.

ZELTSERMAN, B.; ROGALEVA, N. Aprenda! Crio! Desenvolver! (jogos para o desenvolvimento do pensamento, fala, comunicação, criatividade. Riga, 2000.

ZUCKERMAN, G. A. Tipos de comunicação na aprendizagem. Riga, 2000.