A Educação Desenvolvimental Holística (EDH) no nível pré-escolar: peculiaridades do Centro Pedagógico “Experimentar"

Conteúdo do artigo principal

Bronislav Zeltserman
Margarita Dubina
Margarita Dragile
Maria Pekarskaia
Irina Maluhina
Inta Baltina

Resumo

O artigo relata as melhores práticas e invenções no desenvolvimento da educação pré-escolar a respeito do conteúdo, da didática e da relação educador-criança realizadas no Centro Pedagógico “Experimentar”, da cidade de Riga, capital da Letônia. Baseia-se nos princípios básicos da Educação Desenvolvimental Holística (EDH), tendo como base os pressupostos teóricos de L. S. Vigotski, B. D. Elkonin e V. V. Davidov. Aborda os seguintes temas e questões: (1) particularidades da orientação psicológica dos alunos, bem como da formação de psicólogos e educadores; (2) alguns exemplos de tarefas de estudo de lições de matemática e lógica para pré-escolares. Este material é de caráter metodológico e dirigido a educadores e psicólogos que trabalham com crianças em idade pré-escolar, que estão interessados no desenvolvimento profissional, bem como na implementação de abordagens inovadoras para alcançar resultados qualitativos relevantes. Também pode ser útil para os pais, a fim de organizar um tempo livre criativo para seus filhos ou fornecer a eles processos de aprendizagem desenvolvimental adicionais em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Zeltserman, B., Dubina, M., Dragile, M., Pekarskaia, M., Maluhina, I., & Baltina, I. (2022). A Educação Desenvolvimental Holística (EDH) no nível pré-escolar: peculiaridades do Centro Pedagógico “Experimentar". Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(3), 875–915. https://doi.org/10.14393/OBv6n3.a2022-67638
Seção
VARIA/VARIES

Referências

"Padronização" da educação pré-escolar: estrelas-guia e armadilhas. http://obruch.ru/index.php?id=8&n=76&r=2.

AFINOGENOVA, M. A. Dominar os modos de pensar e de agir das crianças em idade escolar dos anos iniciais. Moscou, 2007.

AKOPOVA, E. S. et al. O desenvolvimento da imaginação na pré-escola e no nível fundamental. Moscou, 2005

AKOPOVA, E. S.; IVANOV, E. Yu. O desenvolvimento da imaginação na pré-escola e na escola dos anos iniciais do nível fundamental. Moscou, 2006.

CRUTCHFIELD, R. S. Pensamento criativo em crianças: seu ensino e teste. In: BRIM, O.G.; CRUTCHFIELD, R.S.; HOLTZMAN, W.H. New York. Nova York: Harcourt/Brace.

DAVIDOV, V. V. Teoria da atividade do pensamento. Moscou, 2005.

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalização no ensino. Moscou, 2000.

DAVIDOV, V. V.; KUDRYAVTSEV, V.T. Aprendizagem desenvolvimental: fundamentos reóricos da continuidade da Pré-escola e do Ensino Fundamental. Questões de psicologia, Moscou, n. 1, p. 3-19, 1997.

DAVIDOV, V.V. A teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Pedagogia, 1996.

DYACHENKO, O. M. O desenvolvimento da imaginação de um pré-escolar. Moscou, 2007.

ELKONIN, D. B. Trabalhos psicológicos selecionados. Moscou: Pedagogia, 1989.

GATANOV, Yu. B. O curso de desenvolvimento do pensamento criativo. São Petersburgo, "Imaton", 1998.

KUDRYAVTSEV, V. T. Fundamentos conceituais do projeto de desenvolvimento de "Caminhos" da educação pré-escolar. Moscou, 2007.

KUDRYAVTSEV, V. T. Programa educacional geral básico exemplar de educação pré-escolar “Caminhos”. Moscou, 2012.

Materiais Montessori: http://www.montessori-piter.ru/.

RENZULLI, M. J.; FORD, B. G.; SMITH, L.; RENZULLI, J. S. Novas direções na criatividade. Mark A. Mansfield Center: Creative Learning Press, 1986.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Moscou, 2011.

SCHEDROVITSKY, G. P. Pensamento, Compreensão, Reflexão. Moscou, 2005.

SELTSERMAN, B. "Experimentar": ontem, hoje, amanhã. Riga, 2007.

SHCHEDROVITSKY, G.; ROZIN, V.; ALEKSEEV, N.; NEPOMNYASHCHAYA, N. Pedagogia e lógica. Moscou, 1993.

TATSOROV, S.T. Trabalho em grupo na aprendizagem desenvolvimental. Riga. HRC "Experimentar", 1997.

TORRANCE, E. P. Recompensando o comportamento criativo: experimentos em criatividade em sala de aula. Englewood Cliffs: Prentice-Hall Inc, 1965.

VENGUER, L. A.; DYACHENKO, O.M. Jogos e exercícios para o desenvolvimento de habilidades mentais em crianças em idade pré-escolar. Moscou, 1989.

VERESOV, Nikolai. Zona de desenvolvimento possível (ZDP): A dimensão oculta? http://nveresov. narod.ru/ZPD.pdf, 2004.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia infantil. Col. cit.: em 6 volumes. Moscou, 1984, v.4.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica: obras clássicas. Moscou, 1996.

ZAK, A. Z. Métodos para o desenvolvimento de habilidades intelectuais em crianças de 6 a 7 anos. Moscou, 1994.

ZAK, A. Z. O desenvolvimento de habilidades intelectuais em crianças de 6 a 7 anos de idade. Moscou, 1996.

ZELTSERMAN, B. Tempo de "Experimentar". Riga, 2002.

ZELTSERMAN, B.; ROGALEVA, N. Aprenda! Crio! Desenvolver! (jogos para o desenvolvimento do pensamento, fala, comunicação, criatividade. Riga, 2000.

ZUCKERMAN, G. A. Tipos de comunicação na aprendizagem. Riga, 2000.