Educação bilíngue em Moçambique: dilemas de duas professoras
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste artigo é o de compreender, pelos sentidos bakhtinianos de forças centrípetas e centrífugas, relações entre o discurso oficial e a atuação docente na sala de aulas relativamente à concepção e práticas de ensino da leitura e da escrita, analisando enunciados orais de duas professoras de educação bilingue. Os enunciados de análise foram gerados a partir da observação de aulas de uma língua materna moçambicana (Citshwa) e de Português (língua segunda) numa escola primária em Moçambique. Os resultados da análise pelo cotejo de enunciados revelam a reprodução de concepções e práticas de ensino da leitura e da escrita consagradas como oficiais, mas reducionistas porque levam a não apropriação da linguagem escrita pelos alunos.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
ARENA, D. B. Para ensinar a ler: práticas e tendências, In: MIGUEL, J.C, REIS, M. Formação docente: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. São Paulo: Cultura académica, 2015.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF-Martins fontes, 2011.
FAQUIR, O. C. G. Didática da escrita em contextos multilingues: o caso de Moçambique - desafios linguísticos, metodológicos e contextuais. 2016. 275f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016.
FOUCAMBERT, J. Modos de ser leitor: Aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: UFPR, 2014.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2ª ed. Campinas: Mercado de letras, 2009.
NHONGO, N. A. C. A habilidade escrita dos alunos no programa de educação bilingue no ensino básico em Moçambique. 2009. 175f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa) – Faculdade de letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.
PATEL, S. A. Olhares sobre a educação bilingue e seus professores em uma região de Moçambique. 2006. 129f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
PATEL, S. A. Um olhar para a formação de professores de educação bilingue em Moçambique: Foco na construção de posicionamentos a partir do lócus de enunciação e actuação, 2012. 226f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
SANTOS, N. R. Estratégias de ensino da leitura/compreensão de textos didácticos. 2006. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação/currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
SANTOS, S. O., ARENA, D. B. Escolhas das letras por crianças no início da Alfabetização. Linha Mestra,n.21. 2012, p.1059-1059.
SITOE, P. J. Análise das Percepções dos Professores do I Ciclo do Ensino Primário Sobre a Utilidade da Música Como Auxiliar do Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita Iniciais. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2016.
VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2018.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo da filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª edição. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.