Contribuições de Piotr Galperin à Psicologia Histórico-Cultural e os desdobramentos para a Educação: uma revisão integrativa

Contenido principal del artículo

Leilani Fossa
Izabel Hazin
Pâmela Cadima Coelho
Hansel Soto Hernández
Sarah Lima

Resumen

A educação brasileira tem enfrentado entraves de natureza diversas, desde questões socioeconômicas quanto questões estruturais e metodológicas. Nessas circunstâncias, faz-se essencial avançar nas interlocuções entre a teoria e a prática e, consequentemente, progredir nas proposições de soluções para os principais dilemas enfrentados. No bojo deste desafio, o presente artigo teve como objetivo apresentar a Teoria de Formação das Ações Mentais por Etapas, desenvolvida por Galperin, a partir de contribuições de Vigotski e Leontiev. Galperin integrou a Escola Soviética de psicologia e desenvolveu uma teoria que consiste numa abordagem metodológica relativa ao processo de internalização de conceitos e ações. Esta prevê a transformação de ações externas em internas, sublinhando a importância da mediação da atividade orientadora no processo de ensino-aprendizagem. São apresentadas as principais ideias formuladas por Galperin, as críticas que estas têm recebido, bem como as contribuições que oferecem para os domínios da psicologia e da educação. Dentre estas, será ressaltada a dimensão ativa que o aluno assume no processo de aprendizagem, ampliando os seus conceitos formais e engajando-se na criação de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fossa, L., Hazin, I., Coelho, P. C., Hernández, H. S., & Lima, S. (2022). Contribuições de Piotr Galperin à Psicologia Histórico-Cultural e os desdobramentos para a Educação: uma revisão integrativa. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 6(2), 602–626. https://doi.org/10.14393/OBv6n2.a2022-65932
Sección
VARIA/VARIES
Biografía del autor/a

Leilani Fossa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2647-3298.

Izabel Hazin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4045-8628.

Pâmela Cadima Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5553-872X.

Hansel Soto Hernández, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6536-1585.

Sarah Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9517-3363.

Citas

ENGENESS, I.; THOMAS, G.; PODOLSKIY, A. Demands and realities: Significance and implications of Galperin’s legacy for learning and teaching in 21st century. Culture Psychology & Education, 14, 105-126, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-64022-4.

ENGENESS, I.; LUND, A. Reprint of: Learning for the future: Insights arising from the contributions of Piotr Galperin to the cultural-historical theory. Learning, Culture and Social Interaction, v. 27, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2020.100476.

ESPINOZA, A.; BALMACEDA, C. El concepto dialéctico de internalización em Vygotski: aproximaciones a un debate. Psicología, Conocimiento y Sociedade, v. 8, n. 1, p. 5-35, 2020. DOI: https://doi.org/10.26864/pcs.v8.n1.2.

GALPERIN, P. Y. Stage-by-Stage Formation as a Method of Psychological Investigation. In: S. N. GALPERIN, P. Y. ZAPOROZHETS, A. V. & KARPOVA (Ed.), Current problems in developmental psychology. Course materials, p. 93–110. Moscow University Publishers, 1978.

GALPERIN, P. Y. An Experimental Study in the Formation of Mental Actions. In B. Simon (Ed) (1957). Psychology in the Soviet Union Ils. London: Routledge & Keagan Paul, p. 213-225, 1957.

GALPERIN, P. IA. Changing Teaching Methods Is One Prerequisite for Increasing the Effectiveness of the Schooling Process, Soviet Education, v. 17, n. 3, p. 87-92, 1975. DOI: https://doi.org/10.2753/RES1060-9393170387.

Galperin, P. I.; Talyzina, N. F. Control of the Learning Process is Basic. Soviet Education, v. 7, n. 12, p. 19–24, 1965. DOI: https://doi.org/10.2753/RES1060-9393071219.

GALPERIN, P. Y. Indroducción a la Psicologia. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

GALPERIN, P. Y. Linguistic Consciousness and Some Questions of the Relationship between Language and Thought, v. 13, n. 4, p. 37–41. 1992a. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405300481.

GALPERIN, P. Y. Mental Actions as a Basis for the Formation of Thoughts and Images. Soviet Psychology, v. 27, n. 3, p. 45–64, 1989a. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405270345.

Galperin, P. Y. Organization of Mental Activity and the Effectiveness of Learning. Soviet Psychology, v. 27, n.3, p. 65–82, 1989b. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405270365.

GALPERIN, P. YA. On the Notion of Internalization, Soviet Psychology, v. 5, n. 3, p. 28-33, 1967. DOI: http://dx.doi.org/10.2753/RPO1061-0405050328.

GALPERIN, P. Y. The Problem of Activity in Soviet Psychology. Journal of Russian & East European Psychology, v. 4, n. 30, p. 37–59, 1992b. doi: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405300437.

HAENEN, J. Introduction : Piotr Gal’perin and the Content of Soviet Psychology. Journal of Russian & East European Psychology, v. 30, n. 4, p. 3–21, 1992. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-040530043.

HAENEN, J. Piotr Gal’perin: Psychologist in Vygotsky’s Footsteps. New York: Nova Science Publishers, 1996.

HAENEN, J. Piotr Gal’perin’s Criticism and Extension of Lev Vygotsky’s Work Jacques. Journal of Russian & East European Psychology, v. 2, n. 34, p. 54–60, 1996b. DOI: https://doi.org/10.2753/RPO1061-0405340254.

LEÓN, G. F. Galperin revisitado do pensamento complexo: auto-organização da aprendizagem e desenvolvimento humano. Linhas Crí¬ticas, v. 24, 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20243.

LEONTIEV, A. El problema de la actividad em la psicología. In: Colectivo de Autore. Temas sobre la actividad y la comunicación. Psicología Social. La Habana: Editorial de Ciencias Sociales, p. 259-298, 1989.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo (2 ed.). São Paulo: Centauro Editora, 1978.

LEONT'EV, A. N.; GAL'PERIN, P. IA. Learning Theory and Programmed Instruction, Soviet Education, v. 7, n. 5, p. 7-15, 1965. DOI: https://doi.org/10.2753/RES1060-939307057.

LUNA, E. R. M.; SILVA, P. B. A teoria de Galperin no ensino de polialelia: formação dialética de habilidades e conceitos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v. 11, n. 1, p. 139-156, 2018. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.147.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. A Teoria de P. Ya. Galperin como Fundamento para a Formação de Habilidades Gerais nas Aulas de Química. REDEQUIM, v. 1, n. 1, 2015. http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1260.

NÚÑEZ, I.B.; FARIÑAS, G. L.; RAMALHO, B.L. Apresentação: O Sistema Galperin-Talízina na Didática Desenvolvimental: Elementos iniciais de uma contextualização. Obutchénie, v. 4, n. 1, p. 9-31, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56541.

NÚÑEZ, I. B. Vygotsky - Leontiev - Galperin - Formação de Conceitos e o Princípios Didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

RIVERA, Y. R. SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR-ROJAS, L. Método de solución de problemas para favorecer la formación conceptual en niños escolares. Revista Educação Em Questão, v. 57, n. 54, 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID19159.

SANTOS, M. & ASBAHR, F. A teoria da atividade de A.N. Leontiev: uma síntese a partir de uas principai obras. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, v. 2, n. 2, p. 2-23, 2020.

TALIZINA, N. F. La formación de los conceptos matemáticos. In TALIZINA, N. F.; SOLOVIEVA, Y.; QUINTANAR L. (Eds.) Enseñanza de las matemáticas desde la teoría de la actividad, pp. 87–105, Ciudad Nezahualcóyotl: Ediciones CEIDE, 2017.

TALYZINA, N. F. The Stage Theory of Formation of Mental Operations and the Problem of the Development of Thought. Soviet Education, v.10, n. 4, p. 38–42, 1968. DOI: https://doi.org/10.2753/RES1060-9393100438.

TALYZINA, N. F. The Theoretical Bases of the Elaboration of Teaching Programmes. Programmed Learning and Educational Technology, v. 19, n.1, p. 6–17, 1982. DOI: https://doi.org/10.1080/0033039820190102.

TALIZINA, N.; SOLOVIEVA, Y.; ROJAS, L. Q. La aproximación de la actividad en psicologia y su relación con el enfoque histórico-cultural de L. S. Vigotsky. Reflexión y Debate, n. 230, p. 4–8, 2010. http://cmas.siu.buap.mx/portal_pprd/work/sites/neuropsicologia/resources/LocalContent/108/1/Actividad_psic.pdf.

VALSINER, J. Dualisms Displaced: From Crusades to Analytic Distinctions. Human Development, v. 41, n. 5/6, p. 350-354, 1998.

VAN DER VEER, R. Some reflections concerning Gal'perin's theory. Human Development, n. 43, n. 2, p. 99–102, 2000. DOI: https://doi.org/10.1159/000022.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas Tomo III: Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores, 1931/ 1960.