Atividade de estudo e organização do trabalho docente

Contenido principal del artículo

Marta Sueli de Faria Sforni
Giselma Cecília Serconek
Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi

Resumen

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a atividade de estudo, meio pelo qual os estudantes se apropriam dos conhecimentos das diferentes ciências que compõem o currículo escolar, é responsável pelas mudanças mais relevantes nos processos psíquicos e na formação da personalidade das crianças em idade escolar. Essa atividade produz uma neoformação psicológica importante no processo de humanização, a formação do pensamento teórico. A formação dessa atividade constitui a essência do trabalho docente. Mas, como o conhecimento sobre a atividade de estudo pode contribuir para a organização do trabalho docente? Para responder a essa questão, o presente artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica, traz reflexões acerca da atividade de estudo, as quais sinalizam caminhos para a organização do ensino. Para isso, buscamos apoio na produção teórica de psicólogos e didatas da Teoria Histórico–Cultural e do Ensino Desenvolvimental para compreender: a atividade de estudo no conjunto das atividades promotoras do desenvolvimento humano; as particularidades do pensamento teórico, como neoformação específica desse período da escolarização, e as ações peculiares da atividade de estudo objetivadas na tarefa de estudo. Na sequência, voltamos nossa atenção para as demandas que a formação da atividade de estudo traz ao trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Sforni, M. S. de F. ., Serconek, G. C. ., & Lizzi, M. S. S. da S. . (2021). Atividade de estudo e organização do trabalho docente. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 5(3), 611–629. https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59155
Sección
DOSSIÊ

Citas

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V.V. O que é a atividade de estudo. 9. Приналичиидиска CD-ROM с записямиКаталога и текстовстатей о развивающемобучении, пользовательзащищенотутратыинтересующейегоинформации. НомерстатьипоКаталогу:Ст. 158. Revista Escola Inicial, nº 7, ano 1999. Tradução: Ermelinda Prestes.

DAVIDOV, V. V., MÁRKOVA. A. A concepção de atividade de estudo dos alunos. In. PUENTES, R. V; MELLO, S. A. (Org.). Teoria da atividade de estudo: livro II: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Uberlândia: EDUFU, 2019, p. 189-210. DOI: https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-506-0.

DAVIDOV, V.V.; SLOBÓDCHIKOV, V. I. La enseñanza que desarrolla en la escuela del desarrollo. In: MÚDRIK, A. B. (Ed.) La educación y la enseñanza: una mirada al futuro. Moscú: Ed. Progreso, p. 118-144, 1991.

ELKONIN, D. B. Questões psicológicas relativas a formação da atividade de estudo nos anos iniciais da idade escolar. In: KOSTIUK, G. S. e GAMEZO, P. F. (Orgs.) Questões de Psicologia da aprendizagem e da educação. Resumos de relatórios de pesquisa. Kiev, 1961. Disponível em http://http://pedlib.ru/Books/1/0374/1_0374-142.shtml#book_page_top.

ELKONIN, D. B. Atividade de estudo: sua estrutura e formação. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C; AMORIM, P. A. P. (Org.) Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. Curitiba: CRV, Uberlândia: EDUFU, 2019. p. 159-168.

ILIENKOV, E. V. La ascensión de lo abstracto a lo concreto en principios de la lógica dialéctica. In: JIMÉNEZ, Alfredo Tecla. Teoría de la construcción del objeto de estudio. México: Instituto Politécnico Nacional, 2006.

KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Aldorico Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciência y personalidad. Anexo. Buenos Aires: Ciencias del Hombre, 1978.

LIBÂNEO, J. C. Ensinar e aprender/aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em Didática. (s/d) Pesquisa: 22/10/2020. http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/home/disciplina.asp?key=5146&id=3552.

LIZZI, M. S. S. da S. O conceito teórico como instrumento mediador do pensamento: contribuições da teoria histórico-cultural para organização do ensino. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2020.

MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SERCONEK, G. C. Teoria do Ensino Desenvolvimental e aprendizagem: um experimento com conceitos de área e de perímetro. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

SFORNI, M. S. F. Formação de professores e os conhecimentos teóricos sobre a docência. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, p. 469-488.

SFORNI, M. S. F. A trajetória da didática no Brasil e sua (des)articulação com a teoria histórico-cultural. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 87-109, 2015a. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640516.

SFORNI, M. S. F. Didática e Teoria Histórico-Cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, jun. 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965.

SFORNI, M. S. F.; SERCONEK, G. C.; BELIERI, C. M. (Orgs.). Aprendizagem conceitual e organização do ensino: experimentos didáticos na educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443447.5.