Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo se situa no marco das pesquisas teóricas sobre Aprendizagem e Didática Desenvolvimental realizadas no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - Gepedi/UFU/BR. O texto aborda quatro aspectos: 1) os conceitos de sistema didático, sistema didático alternativo e sistema didático alternativo desenvolvimental; 2) a identificação e classificação dos sistemas didáticos alternativos desenvolvimentais soviéticos; 3) os argumentos produzidos pelo grupo quanto à inclusão da proposta de Galperin-Talízina entre os diversos sistemas didáticos alternativos desenvolvimentais; e 4) as razões históricas, políticas epistemológicas e éticas que levaram o grupo a assumir a nomenclatura do sistema Elkonin-Davidov como sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Do ponto de vista metodológico, o texto se baseia no pensamento sistêmico, nos métodos histórico e lógico, assim como na metodologia construtivo-interpretativa. As análises revelam as fontes documentais, as razoes e os argumentos que permitem incluir o trabalho realizado por P. Ya Galperin e por N. F. Talízina como sistema didático; assim como a incorporar o nome do psicólogo, didata, metodólogo e filólogo ucraniano V. V. Repkin na nomenclatura do sistema didático Elkonin-Davidov-Repkin.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Citas
AMONASHVILI, Sh. A. A educação e as funções educacionais de avaliação do ensino dos alunos. Moscou, 1984.
AMONASHVILI, Sh. A. Como vão vocês, crianças? Moscou, 1986.
BIBLER, V. S. Pensamento criativo como sujeito da lógica (problemas e perspectivas). In: Criatividade científica. Moscou: Ciência, 1969.
BIBLIOTECA de literatura educacional e informativa), 2020. Дидактические системы (Sistemas Didáticos). Disponível em: <https://razlib.ru> Acesso em: 31.08.2020.
CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Aprendizagem desenvolvimental: a atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29765, acesso em 06 de setembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.486.
DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. (1996c). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1ed.Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019a, v. 10, p. 249-266. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6.
DAVIDOV, V. V. Entrevista. Diálogos com o Mestre. Entrevista efetuada por Bronislav Alexandrovich Zeltserman, na cidade de Jurmala, perto de Riga, capital de Letônia, no dia 17 de agosto de 1996, Вестник, Riga, № 1, 1996a.
DAVIDOV, V. V. História da formação do sistema de aprendizagem desenvolvimental D. B. Elkonin-V. V. Davodiv. Вестник, Riga, n. 3, p. 1-13, 1997. Disponível em: http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_3.htm, acesso em 27 de agosto de 2020.
DAVIDOV, V. V. O conceito de aprendizagem desenvolvimental. Tomsk: Peleng, 1995.
DAVIDOV, V. V. Problemas de aprendizagem desenvolvimental. A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Moscou: Pedagógica, 1986.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVIDOV, V. V. Problemas de pesquisa da atividade de estudo. In: DAVIDOV, V. V. Teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996c.
DAVIDOV, V.V. Problemas de pesquisa da atividade de estudo. 1996d. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2ed. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2020, v. 10, p. 267-287. DOI: https://doi.org/10.24824/978854444104.6
DO CONSELHO EDITORIAL. Вестник, Riga, n. 1, 1996. Disponível em https://old.experiment.lv/, acesso em 3 de setembro de 2020.
FEROLA, Bianca de C. O desenvolvimento integral na obra de L. V. Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas Dissertação (Mestrado). Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
GALPERIN, P. Ya. Acerca del lenguaje interno (1957b). In: QUINTANAR ROJAS, Luis; SOLIVIEVA, Yulia (Orgs.). Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2011, p. 91-97.
GALPERIN, P. Ya. Desenvolvimento das pesquisas sobre a formação das ações mentais. In: A ciência psicológica na URSS. Volume I. Moscou: Editora da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR, 1950.
GALPERIN, P. Ya. La dirección del proceso de aprendizaje (1965). In: QUINTANAR ROJAS, Luis; SOLIVIEVA, Yulia (Orgs.). Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2011, p. 113-119.
GALPERIN, P. Ya. La formación de las imágenes sensoriales y los conceptos (1957a). In: QUINTANAR ROJAS, Luis; SOLIVIEVA, Yulia (Orgs.). Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2011, p. 64-75.
GALPERIN, P. Ya. La formación de los conceptos y las acciones mentales (1959). In: QUINTANAR ROJAS, Luis; SOLIVIEVA, Yulia (Orgs.). Las funciones psicológicas en el desarrollo del niño. México: Trillas, 2011, p. 80-90.
GONZÁLEZ REY, Fernando L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: teoría, epistemología, método. Campinas: Alinea, 2017.
GREBENYUK, O. S. Pedagogia geral: palestras. Kaliningrado: Universidade de Kaliningrado, 1996, 107p.
GUSEVA, L. G. Tradição na educação russa: o sistema zankoviano no atual ensino fundamental. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017, p. 225-242.
LIBANEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida M. M. Mariane Hedegaards contribution to developmental didactics and to pedagogical research in the brazilian context. EDWARDS, Anne; FLEER, Marilyn; BOTTCHER, Louise. (Org.). Cultural-Historical Approaches to Studying Learning and Development. Perspectives in Cultural-Historical Research. 1ed.New York: Springer Singapore, 2019, v. 6, p. 323-337. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-13-6826-4_21.
LONGAREZI, Andréa M.; SOUSA, Diva. Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Revista Obutchénie, Uberlândia, vol. 2, n.3, p. 571-590, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47433.
LONGAREZI, Andréa M. Prefácio. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1. ed. Curitiba: CRV; Uberlândia, Edufu, 2019a. p. 19-28.
LONGAREZI, Andréa M. Teoria do experimento formativo no Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. In: PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov-Repkin. Campinas: Mercado de Letras; Uberlândia: Edufu, 2019b.
LONGAREZI, Andréa M. Gênese e constituição da Obutchénie Desenvolvimental: expressão da produção singular-particular-universal enquanto campo de tensão contraditória. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, 2020a (no prelo).
LONGAREZI, Andréa. M. Didática desenvolvimental: um olhar para sua gênese na tradição da teoria histórico-cultural e possíveis desdobramentos para a realidade brasileira. In: FRANCO, Adriana de Fátima; TULESKI, Silvana Calvo; MENDONÇA, Fernando (Orgs.) Ser ou não ser na sociedade capitalista: o materialismo histórico-dialético como método da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da determinação social dos processos de saúde e doença. Goiânia: Editora Phillos, 2020b.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. Apresentação: sobre a teoria de P. Ya. Galperin. In: NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite (Orgs.). Galperin e a teoria da formação planejada por etapas das ações mentais e dos conceitos: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas: Mercado de Letras, 2016, p. 9-22.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; PACHECO, Otmara González. Formação de conceitos segundo a teoria de assimilação de Galperin. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 105, p. 92-109, 1998.
PISAREV, V.E.; PISAREVA T.E. Teoria da pedagogia. Voronezh: Editora Kvarta, 2009, 612p.
PODLASY, I. P. Pedagogia: 100 perguntas - 100 respostas: livro didático. manual para universidades. Moscou: VLADOS-press, 2004, 365p.
PROGRAMA EDUCACIONAL para alunos de educação do I grau (classe 1-A) de acordo com o sistema de aprendizagem desenvolvimental DRieM (V. V. Davydova, V.V. Repkina e D.S. Maksymenko, etc.) Conselho distrital de Dergachiv, Kharkov, 22 de junho de 2018, n. 8. Disponível em: http://solonicevka-gymnasium3.edu.kh.ua/prozoristj_ta_informacijna_vidkritistj_zakladu/osvitni_programi_scho_realizuyetjsyav_zakladi_osviti_ta_perelik_osvitnih_komponentiv_scho_peredbacheni_vidpovidnoyu_osvitnjoyu_programoyu/, acesso em 02 de setembro de 2020.
PUENTES, Roberto Valdés. Ensino desenvolvimental: a teoria da atividade de estudo de V. V. Davídov e D. B. Elkonin. In: AMARAL, Cláudia Tavares do; MOURA, Juçara Gomes de (Orgs.). O saber e as práticas pedagógicas no século XXI: questões em debate. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 1-18.
PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, p. 20-58, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2.
PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Educação (online), Santa Maria, v. 44, p. 48-70, 2019a. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644437312.
PUENTES, Roberto Valdés. O sistema Elkonin-Davidov-Repkin no contexto da didática desenvolvimental da atividade (1958-2015). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 1ed. Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2019b, v. 10, p. 53-80.
PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: uma aproximação ao sistema Elkonin-Davidov-Repkin (1058-2015). In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. 1ed. Uberlândia: Edufu, 2019c, v. 8, p. 25-52. DOI: https://doi.org/10.14393/edufu-978-85-7078-506-0.
PUENTES, Roberto Valdés. Uma nova abordagem da teoria da aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2ed.Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2020a, v. 10, p. 31-52.
PUENTES, Roberto Valdés. Teoria da atividade de estudo: estado da arte das pesquisas russas e ucranianas (1958-2018). In: PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente (Orgs.). Teoria da aprendizagem desenvolvimental: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin. 2ed.Curitiba: CRV; Uberlândia: Edufu, 2020b, v. 10, p. 81-138.
PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 130-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v24n1a2017-12.
PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández. Ensino desenvolvimental da atividade: uma introdução ao estudo do sistema zankoviano (1957-1977). Linhas Críticas (online), Brasília, v. 24, p. 342-366, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20106.
PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra de um dos principais representantes da didática desenvolvimental da atividade. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro III. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial; Uberlândia: Edufu, 2019, v. 6, p. 287-325.
PUENTES, Roberto Valdés; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho; AMORIM, Paula Alves Prudente. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-13.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educ. rev. [conectados]. 2013, vol.29, n.1, p.247-271. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-46982013005000004
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Apresentação do Dossiê. Obutchénie, Uberlândia, v. 1, p. 9-19, 2017a. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-1
PUENTES, Roberto Valdés, LONGAREZI, Andréa Maturano. A didática desenvolvimetal: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlandia: EDUFU, 2017b, p. 187-225.
PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Uma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México). Apresentação. Linhas Críticas (online), Brasília, p. 278-283, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23823
REPKINA, Natálya V. Entrevista [06.2018] Entrevistador: Roberto Valdés Puentes. Uberlândia, 14 de junho de 2018. Arquivo e-mail.
RUBTSOV, V. V. V.V. Davydov: fundador da escola científica e diretor do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação. Psicologia Histórico-Cultural, Moscou, n.2, p. 17-29, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: Estrutura e sistema. 7ª ed., Campinas: Autores Associados, 1996.
SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação e Sociedade, Campinas, v. XX, n.69, p. 119-136, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73301999000400006.
SANGER, Peter M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 1990.
SITAROV, V.A. Didática: guia de estudo. Moscou: Ed. Center "Academy", 2002, 368p.
SOLOVIEVA, Yulia; QUINTANAR ROJAS, Luis. Prólogo. In: TALÍZINA, N. F. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla, Mx.: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2009, p. 7-12.
TALÍZINA, Nina Filonema. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla, Mx: Universidad Autónoma de Puebla, 2009.
TALÍZINA, Nina F.; SOLOVIEVA, Yulia; QUINTANAR ROJAS, Luis (Ogs.). Enseñanza de las matemáticas desde la perspectiva de la actividad. México: Ediciones CEIDE, 2017.
VALEEV, A. A.; ZINNATOVA, D. M. Sistemas didáticos alternativos no exterior (século XX). Kazan: Monografia, 2013.
VIANNA, Juliana Magalhães de Brito. Didática Desenvolvimental: Contribuições do sistema Elkonin-Davidov_Repkin quanto aos papéis dos alunos e professor. In: BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; RIZZATTI, M. (Orgs.). Formação, prática e pesquisa em educação. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 362-370. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.89119030939
VIKTOROVICH, Khutorskoy Andrey. Escola do diálogo de culturas. Boletim do Instituto de Educação Humana, Moscou, n. 1, 2014. Disponível em file: https://C:/Users/ROBERTO/Documents/Roberto%202020/Publica%C3%A7%C3%B5es/Artigos/Sistemas%20did%C3%A1ticos%20desenvolvimentais/Escola%20do%20di%C3%A1logo%20cultural/Eidos-Vestnik2014-120-Khutorskoy.pdf, acesso dia 03 de setembro de 2020.
VOLOKHOVA, E. A.; YUKINA, I. V. Didática: Notas teóricas para alunos de universidades pedagógicas / Recurso eletrônico. Moscou: Phoenix, 2017. Disponível em:
VORONOV, V. V. Pedagogia escolar em duas palavras [Recurso eletrônico]: um tutorial. Moscou, MGOU, 2005. Disponível em: http://mgou.h11.ru/index.php?page=r691f2d7&directory=6
YAKIMANSKAYA, I. S. Aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Pedagógica, 1979.
ZANKOV, L. V. (Ed.) Aprendizagem e desenvolvimento. Moscou: Pedagógica, 1975.
ZANKOV, L. V. (Ed.) Enseñanza y desarrollo. Moscú: Editorial Progreso, 1984.
ZHDAN, A. N. reconstrução histórica dos fundamentos psicológicos da aprendizagem desenvolvimental. Questões de Psicologia, Moscou, n. 6, 2000.