Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente
Contenido principal del artículo
Resumen
Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente é fundamentada na teoria da atividade com a finalidade de formação de habilidade na resolução de problemas em Ciências e Matemática, na zona de desenvolvimento proximal. Por meio da interação entre professor, estudante e tarefa com caráter problematizador segundo Majmutov a Atividade de Situações Problema Discente deve transitar pelas diferentes etapas de formação das ações mentais e dos conceitos de Galperin, mediada pela estratégia metodologia de direção da Atividade de Estudo de Talízina. Esta atividade está formada pelas ações invariantes: formular o problema discente, construir o núcleo conceitual e procedimental, solucionar o problema discente e analisar a solução e cada ação está formada por operações. O objetivo do artigo é propor um Esquema da Base de Orientação Completa da Ação como modelo didático de referência para a orientação, execução e controle da Atividade de Situações Problema Discente. Os autores adequam a proposta na resolução de problema por meio de modelo matemático e experimentação.
Descargas
Detalles del artículo
Citas
GALPERIN P. Ya. Introducción a la Psicología. Un enfoque dialéctico. Madrid: Pablo del Rio, 1976.
GALPERIN P. Ya. Stage-by-Stage Formation as a Method of Psychological Investigation. Journal of Russian and East European Psychology, v. 4, n. 30, p.60-80, Jun. 1992.
GONÇALVES, P. G. F. A orientação da ação de controle na resolução de problemas matemáticos em professores: uma Experiência Formativa à luz da teoria de P. Ya. Galperin. Natal, 2020. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LEONTIEV, A. N. Actividad. Conciencia. Personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre. 1978.
MAJMUTOV, M. J. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. Organización de la Actividad de Situaciones Problema en Matemática. Atenas, v. 3, p. 31-36, 2016.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. A Atividade de Situações Problema em Matemática. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino desenvolvimental. 1ed.Uberlândia, MG: EDUFU, 2017, v. 1, p. 373-403.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 4, p. 166-192, 23 maio 2018a.
MENDOZA, H. J. G.; DELGADO, O. T. A Didática da Matemática fundamentada na teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin. In: NÚNEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (Org.). P. Ya. Galperin e a teoria da assimilação mental por etapas: Pesquisa e experiências para um ensino inovador. 1ed.Campina - SP: Mercado de Letras, 2018b, v. 1, p. 125-153.
NASCIMENTO, V. F.; DELGADO, O. T.; LEITE, J. S.; MENDOZA, H. J. G. Contribuição da Atividade de Situações Problemas em adição e subtração como objeto educacional para alunos do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 8, p. 10891264, 2019.
NÚÑEZ, I. B; PACHECO, O. G. La formación de conceptos: Una perspectiva desde la Teoría de la Actividad. Natal: EDUFRN, 1997.
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin . Obutchénie, Uberlândia, , v. 1, n. 1, p. 70-97, 28 abr. 2017.
NÚÑEZ, I. B. O diagnóstico dos níveis de orientação da ação classificar: contribuição da teoria de P. Ya. Galperin. In: FEITOSA, R. A.; SILVA, S. A. da (Orgs.). Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre: Fi, 2018, p. 157-175.
NÚÑEZ, I. B.; MELO, M. M. P. de; GONÇALVES, P. G. F. Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Críticas, v. 24, p. 322- 341, 2019.
SILVA, L. N.; DELGADO, O. T.; DINIZ, F.; MENDOZA, H. J. G. Resolução de problemas como metodologia de aprendizagem por meio de jogo de trilha da Geometria Espacial, fundamentada na teoria de Galperin. Research, Society and Development, v. 8, p. 5871095, 2019.
TALIZINA. Psicología de la Enseñanza. Moscú: Progreso, 1988.